27 de maio de 2019

NOVO PROGRESSO/PA, PROMOVERÁ, EM JUNHO, I SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE

É com grande satisfação que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso, convida-o para o I Seminário da SEMMA-NP "Ciências do Ambiente - Coadunando Temas, Conteúdos e Ações". O evento reúne uma gama de especialistas na área ambiental e tem o objetivo de promover o estudo do meio ambiente e desenvolvimento de práticas sustentáveis.

O evento abre oficialmente a programação municipal alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.


TEMA CIÊNCIAS DO AMBIENTE: COADUNANDO TEMAS, CONTEÚDOS E AÇÕES

JUSTIFICATIVA:

O I Seminário SEMMA-NP com o tema Ciências do Ambiente – Coadunando Temas, Conteúdos e Ações, pretende divulgar e aprimorar o conhecimento técnico-científico relacionado à área ambiental com o envolvimento de conteúdos multidisciplinares, estimulando um amplo debate entre os palestrantes e o público ouvinte, com foco no estudo do meio ambiente e desenvolvimento de práticas sustentáveis.

OBJETIVOS:

  • Motivar o engajamento e sensibilização dos participantes para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos em Meio Ambiente; 
  • Expandir os conhecimentos nas áreas aplicadas às Ciências Ambientais com ênfase no tema proposto; 
  • Gerar questionamentos, reflexões e ideias; 
  • Ampliar o conhecimento sobre desenvolvimento ecologicamente sustentável em benefício da minimização de impactos ambientais gerados pelo ser humano.

ATIVIDADES:

O evento contará com 06 palestras. Saiba quem são os palestrantes ao final da reportagem.

DATA       : 05/06/2019
HORÁRIO: 07:30h às 12:00h - 14h às 19h

LOCAL: Centro de Eventos Bruna Scremim

Será emitido certificado aos participantes.

O Certificado será emitido com carga horária de 10h. Ao realizar a inscrição, cadastre um e-mail válido, o certificado será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição.





Realização




Apoio


1. PALESTRA DE ABERTURA COM O REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – SEMAS/PA

PALESTRANTE: ANDRÉ ARAGÃO DA SILVA

Biólogo, Técnico em Gestão de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, especialista em Gestão, Auditoria, Consultoria, Perícia e Fiscalização Ambiental.

TEMA:
Gestão Ambiental Municipal com foco no Licenciamento e Fiscalização Ambiental 

2. PALESTRA COM O PROFº. DOUTOR ISAÍAS DA SILVA PEREIRA

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Agronomia - Área de Concentração Manejo e Conservação do Solo e da Água - Universidade de Brasília e Doutorado em Engenharia Civil - Área de Concentração Sanitária e Ambiental e Uso e Ocupação do Solo - Universidade Federal de Viçosa. Foi Professor de Ciências do Solo na Universidade de Brasília; de Topografia, Construções Rurais, Fruticultura e Olericultura na Universidade Federal do Piauí; no Colégio Técnico de Floriano; e de Recuperação de Áreas Degradadas, Introdução à Engenharia e Qualidade da Água na Universidade do Distrito Federal – UDF. Foi Gestor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos na SEMA/DF, Técnico de Políticas Públicas no Ministério do Meio Ambiente e Técnico e Gestor do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano no Ministério da Saúde. Atualmente é professor adjunto do Núcleo de Agroecologia do Instituto Federal do Pará Campus Itaituba. Possui experiências nas áreas de Ciência do Solo, Agroecologia, Extensão Rural, Saneamento Ambiental, Saúde Ambiental, Recursos Hídricos, Gestão Ambiental e Qualidade da Água.

TEMA:
Agrotóxico: Decifra-me ou te devoro Análise socioambiental dos impactos dos modelos de produção agrícolas

3. PALESTRA COM A PROFª MESTRA ROBERTA DA SILVA PINHEIRO 

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestre em Agronomia com área de concentração em Solos e Nutrição Mineral de Plantas. Atualmente professora do Instituto Federal do Pará (IFPA). Tem experiência na área Estudos e monitoramentos Ambientais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos e Monitoramentos Ambientais, Manejo Florestal , Silvicultura e Extensão Rural.

TEMA:
Atividade florestal na região do Tapajós: realidade e perspectivas


4. PALESTRA COM A PROFª. DOUTORA MARIANA DUÓ PASSERINI 

Professora do Instituto Federal do Pará, Doutora em Ciências pelo Programa de PósGraduação de Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos, Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com o Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro.

TEMA: Gestão ambiental e sustentabilidade: desafios e perspectivas


5. PALESTRA COM O PROFº. MESTRE ANDERSON PEREIRA BENTES

Mestre em Recursos Aquáticos Continentais da Amazônia pela Universidade Federal do Oeste do Pará, no PPG-RACAM (Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos), graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, atua como pesquisador nas áreas de Fisiologia e anatomia animal, herpetologia e ecologia termal. Atualmente é professor formador I no PARFOR/UFOPA, professor na Pós-Graduação com ampla experiência nas áreas da educação e consultoria ambiental. 

TEMA:
Ações práticas que diminuem os impactos ambientais na lavra garimpeira


6. PALESTRA DE ENCERRAMENTO COM O REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS METAIS PRECIOSOS – ABRAMP

PALESTRANTE: O ADVOGADO DR. VALMOR TAGLIAMENTO BREMM

Advogado especialista em Direito Minerário, Ambiental e Processual, Auditor Ambiental pelo IAP-PR (Instituto Ambiental do Paraná), sócio-diretor da Advocacia Bremm, já foi presidente da Comissão de Mineração e Meio-Ambiente da OAB em Paranavaí-PR e atualmente é Presidente do Instituto de Direito Mineração da Região Sul e Mercosul – IDEM. 

TEMA:
Mineração e meio ambiente: uma visão constitucional e temas controvertidos.


Dúvidas? Fale com a secretaria:

WhatsApp (93) 98122-3620
municnovoprogresso.pmv@gmail.com
meioambiente@novoprogresso.pa.gov.br 

Reações:

0 comentários: