9 de março de 2019

ITAITUBA/PA - HOSPITAL MUNICIPAL RECEBE ARCO CIRÚRGICO E MESA ELÉTRICA


O município de Itaituba, sudoeste do Pará, foi contemplado com dois importantes equipamentos para o Hospital Municipal, o arco cirúrgico e a mesa cirúrgica.

O Arco Cirúrgico é composto de um sistema intensificador de imagens de alta resolução, de um gerador de raio-X de alta frequência e uma unidade de controle digital para armazenamento de imagens, que oferece a solução ideal para os requerimentos clínicos da atualidade e, ao mesmo tempo, garante aos administradores hospitalares a otimização dos custos. Através deste equipamento é possível a elaboração de diagnósticos por imagem instantânea, sendo a solução mais eficaz atualmente nos centros cirúrgicos, apresentando excelência na qualidade das imagens com baixa dose de radiação.

Imagens projetadas pelo arco cirúrgico

O arco cirúrgico vai permitir uma grande redução no tempo das cirurgias ortopédicas, pois antes de tal equipamento, uma operação que antes durava até mais de 2 horas, agora poderá ser feita em até 45 minutos, o que reduzirá bastante os custos de tais procedimentos, e, consequentemente, fazer mais cirurgias, posto que antes o HMI fazia 35 cirurgias por mês, mas essa quantidade poderá ser elevada em até 50%

Este equipamento auxilia a equipe médica para a realização das mais difíceis intervenções cirúrgicas ortopédicas, pois apresenta em seu funcionamento uma direção leve, imagens dinâmicas e claras, que atendem uma grande variedade de exigências clínicas.

O Arco cirúrgico será destinado exclusivamente para o centro cirúrgico de ortopedia.

Mesa cirúrgica

Quanto à mesa cirúrgica elétrica, que dará mais conforto para a equipe cirúrgica,  posto que a movimentação da maca é por controle remoto eletrônicos; junto aos dois equipamento há um foco cirúrgico novo, que é um dispositivo médico destinado a auxiliar a equipe médica durante um procedimento cirúrgico, iluminando uma área local ou cavidade do paciente.

Foco cirúrgico - Imagem: Internet

Esses três importantes equipamentos demonstram a preocupação do prefeito Valmir Climaco (MDB) na busca constante recursos nas mais diversas áreas, para oferecer melhor qualidade de vida aos munícipes. A Prefeitura e Itaituba, através da Secretaria de Saúde – SEMSA tem feito avanços significativos para atender a demanda na área da saúde e naturalmente, melhorando a qualidade de vida da população. Uma das inaugurações no Hospital Municipal próximo ao final do ano passado, foi a sala de cirurgia de ortopedia. E, durante este tempo, menos de cinco  meses, a equipe médica já realizou aproximadamente 200 cirurgias ortopédicas. Agora, o centro cirúrgico passa a contar com mais uma Mesa Cirúrgica com Sistema Eletrônico Barrfaf e um arco cirúrgico Multmóbil 5C Siemens, tão desejado pelos profissionais. Esses grandes têm melhorando consideravelmente a saúde básica do município.

Diante dessas importantes aquisições, o diretor geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas-HRBA, dr. Herbert Moreschi, em seu discurso de entrega dos dois equipamentos afirmou “Quero parabenizar o prefeito Valmir Climaco, mesmo não estando aqui e ao Secretario Iamax Prado pela coragem de implantar os serviços de ortopedia em Itaituba. Pois, infelizmente, se faz necessário, uma vez que estamos tendo uma epidemia de acidentes automobilísticos, causados pela imprudência associada ao álcool e nós, aqui do HRBA, não conseguimos dar conta, infelizmente". Ressaltou a importância da inauguração do Hospital Regional do Tapajós, que será de grande ajuda, mas enfatizou os serviços prestados no HRBA, que os outros ainda não terão, pois só HRBA continuará realizando os serviços de alta complexidade, finalizou  o diretor.

De acordo com o Secretário de Saúde Iamax Prado, estes equipamentos foram conseguido por mérito e por muita persistência do prefeito Valmir Climaco na sua luta ferrenha para estruturar, com equipamentos de qualidade, o Hospital Municipal de Itaituba, oferecendo aos profissionais maiores conforto, segurança, e logicamente a realização dos serviços com qualidade. Ressaltou ainda, a magnitude do cerimonial dispensado na entrega dos equipamentos.

Os equipamentos foram instalados no dia 07, e que irão dar total suporte à equipe médica em operações de ortopedia; os técnicos em radiologia foram treinados para manusear os equipamentos.

Postagem adaptado de texto da ASCOM/PMI

Reações:

0 comentários: