8 de maio de 2018

ITAITUBA/PA - PARA QUÊ SINALIZAÇÃO SE NÃO HÁ RESPEITO ÀS LEIS DE TRÂNSITO?

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
Imagem onde se vê, nos cantos inferior direito e superior esquerdo, as placas indicativas de PARE!
Imagem: Norton Sussuarana
Em pouco mais de 24 horas houve dois acidentes na esquina da trav. Justo Chermont, com a rua 19a, no bairro Bela Vista, travessa esta que está passando, assim como as travessas 13 de Maio, João Pessoa e Lauro Sodré, por mudanças de sentido e recebendo a devida sinalização.

Envolvido no primeiro acidente

O PRIMEIRO
O primeiro acidente aconteceu na tarde desta segunda feira, 07, e envolveu uma motocicleta, que era conduzida pelo senhor Francisco Cruz, de 54 anos, e um carro modelo van.  E, conforme informações de um jornal televisivo local, o motoqueiro avançou a preferencial que, diga-se, tem placas de sinalização de PARE, uma em cada esquina da Justo Chermont, no sentido Bela Vista-Centro, conforme imagens abaixo.

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
Imagem: Norton Sussuarana
No acidente, o motoqueiro Francisco teve a parte inferior (canela) da perna direita dilacerada devido à violência do choque, o que fazia com que gritasse muito devido a intensa dor  em sua perna; foi socorrido e levado ao Hospital Municipal. Segundo informações, Francisco teria atravessado a preferencial, em mais um grande desrespeito à sinalização ali existente, motivo do acidente, que pode ter graves sequelas ao possível causador do acidente. 

A imagem pode conter: nuvem, céu, árvore, grama, atividades ao ar livre e natureza
Imagem: Norton Sussuarana
O SEGUNDO

O segundo acidente, e como réplica do primeiro, aconteceu na tarde desta terça feira, 08, no mesmo local e praticamente quase na mesma hora, sendo que, desta vez, foi uma mulher conduzindo uma motocicleta, com suspeita de fratura em uma das pernas. Militares do Corpo de Bombeiros também estiveram no local e realizaram os primeiros atendimentos na envolvida condutora da motocicleta, e levada ao hospital municipal para melhor avaliação de seu quadro clínico.

O que diz o Código Brasileiro de Trânsito-CBT, diz acerca da falta de sinalização em cruzamento:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor; (Aqui se aplica muitos casos em Itaituba, onde condutores pedem que se coloque placas, mas que, na falta delas, este item C diz de quem é a preferência.)

Nos cruzamentos, em vias urbanas, no quais não haja sinalização, ao veículo que trafega à direta tem preferência de passagem (art. 29 , III , c , do Código de Trânsito Brasileiro ). - Comprovada a prática do ato ilícito, surge a obrigação de indenizar. 

Cruzamento sem sinalização - Se não tiver a placa ou escrito no asfalto "Pare", saiba que a preferência é do veículo que vem pela direita do condutor.


Entretanto, apesar das mudanças havidas nas quatro artérias acima, bem como a não completa sinalização dessas vias, está sendo feita uma campanha constante na televisão e redes sociais informando tais mudanças, mas a imprudência e o total desrespeito à sinalização existente, mal costume que vem de longa data e tem deixado muitas famílias chorando  seus entes queridos, ainda, infelizmente, vai deixar muitas vítimas pois, muitos não respeitam a sinalização, mas criticam a falta de sinalização, apesar de não respeitarem a já existente.

Uma pena que, juntamente com esses acidentes, dinheiro de nossos impostos, que poderia e deveria, ser aplicado na educação no trânsito, é usado no tratamento desses condutores irresponsáveis,

Fotos: Reprodução Whatsapp
Postagem adaptado de texto de Junior Ribeiro

Reações:

0 comentários: