8 de fevereiro de 2016

ANDROID ENVIA MENSAGEM NO WHATSAPP SÓ COM USO DA VOZ

Android envia mensagem no WhatsApp só com uso da voz

DE SÃO PAULO
Igor do Vale/Folhapress

Smartphone exibe tela do WhatsApp

Usuários brasileiros de celulares Android agora podem usar a voz para ditar mensagens e enviá-las por meio de aplicativos como WhatsApp, Viber e Telegram, sem usar o teclado. O recurso já está habilitado para quem fala inglês desde julho passado.
A ideia é resolver uma frustração recorrente de quem é adepto de assistentes virtuais como Google Now, Siri (da Apple) e Cortana (da Microsoft). Um pedido para que se enviasse uma mensagem via WhatsApp era respondido pela assistente do Google com uma busca pela frase ditada, e não com o envio do texto.
Agora, basta dizer "OK, Google, mande uma mensagem por WhatsApp", e o Google Now pergunta para quem deve enviar e qual é a mensagem. O procedimento pode ser feito em só uma etapa, se o usuário disser de uma vez que quer mandar uma mensagem, para quem e o texto -na Siri, não é possível usar apps que não os da Apple para mandar as mensagens.
No teste feito pela Folha, o sistema de voz funcionou bem, cometendo poucos erros em mensagens simples.
Mas, no aparelho testado, um Lenovo Vibe, a interface apresentou alguns problemas. O aviso "O Google está fora do alcance" apareceu várias vezes e foram necessárias duas ou três tentativas para enviar algumas das mensagens. No caso do aplicativo Telegram, o assistente confunde-se com a palavra "telegrama" e envia um SMS.
Às vezes, o procedimento é interrompido misteriosamente. Em alguns casos, quando o assistente perguntava se podia enviar a mensagem ou se havia algo a ser alterado no texto, responder "alterar" resultava em busca no Google pela palavra.
No fim das contas, o recurso é competente naquilo que parece ter sido talhado para fazer: dar respostas rápidas quando as mãos do usuário estão ocupadas. Para usar, basta atualizar o aplicativo do Google e os apps de mensagem no Android. Usuários de iPhone ainda vão ter de esperar para ter essa opção.

Reações:

0 comentários: