11 de novembro de 2015

INCRA ASSINA PRIMEIROS CONTRATOS DO 'FOMENTO MULHER' NO OESTE DO PARÁ.



Incra assina primeiros contratos do Fomento Mulher no Oeste do PA

À esquerda Mª Ramos Coelho, Sec. Executiva e ao centro, Caludinei Chalito, Superintende do INCRA no Oeste do Pará
O ‪‎Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)‬ iniciou a operacionalização do crédito Fomento Mulher no Oeste do Pará. A assinatura dos primeiros 16 contratos ocorreu no dia 29 de outubro, durante o III Chamado da Floresta, evento realizado na comunidade São Pedro, município de Santarém (PA), e que integra a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. Participaram do ato a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Ramos Coelho, e o superintendente do Incra Oeste do Pará, Claudinei Chalito.

Ao todo, a estimativa é que aproximadamente 1.450 mulheres e suas respectivas famílias estejam aptas a acessar esse crédito na Resex Tapajós-Arapiuns.


O crédito Fomento Mulher é destinado à implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote, no valor de até R$ 3 mil, em operação única, por família assentada.

A taxa de juros é de apenas 0,5% ao ano. Na liquidação do crédito, após um ano a contar da liberação do recurso, será aplicado um desconto de 80% sobre o saldo devedor.
 
Para acessar o crédito Fomento Mulher, dentre os critérios estabelecidos, a beneficiária deve estar com os dados atualizados perante o Incra; inscrita no Cadastro Único; e ser atendida com o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER).

Atualmente, quatro organizações contratadas pelo Incra oferecem esse serviço na Resex Tapajós-Arapiuns: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac); Projeto Saúde e Alegria; e Ecooideia. Os contratos de ATER prevêm o atendimento de até 3.562 famílias na Resex Tapajós-Arapiuns.


Contato para essa pauta: Luís Gustavo Telefone: (93) 3523-1296 E-mail: luis.gustavo@sta.incra.gov.br
Assessoria de Comunicação - Incra Oeste do Pará - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Telefone: (93) 3522-1192. E-mail: ascom@sta.incra.gov.br

Reações:

0 comentários: