10 de maio de 2014

VEREADOR WESCLEY TOMAZ INCENTIVA MOVIMENTO 'SOMOS TODOS TAPAJÓS!'


WESCLEY TOMAZ incentiva movimento “Somos Todos Tapajós”.


“Esse é um momento ímpar, em que a comunidade em geral terá a chance de discutir junto à Eletrobrás, para possamos ter retorno justo quanto ao desenvolvimento dos municípios que compõe a Bacia Hidrográfica dos rios Tapajós e Jamanxim, principalmente para atender as comunidades que serão mais afetadas pela construção das hidrelétricas. Por isso, sempre estaremos acompanhando  e cobrando mais ações dos responsáveis dessas, para que sejam cumpridas os acordos que deverão ser firmados em prol de investimentos e em troca de melhor qualidade de vida para a população na região” expressou o vereador Wescley Tomaz durante a primeira reunião na terça feira, 29, no Plenário da Câmara Municipal, o qual teve como objetivo discutir propostas que culminasse na valorização de todos os setores de uma sociedade organizada para atender ao desenvolvimento da região do Tapajós, a partir da Construção das Hidrelétricas Tapajós.

No decorrer do encontro, foi discutido e apresentado o Sumário Executivo de Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da Bacia do Tapajós, documento produzido pela empresa Ecology Brasil, contratada pelo Grupo de Estudos do Tapajós, na região para implantação dos projetos hidrelétricos. Após a apresentação da AAI, a comunidade se manifestou através de populares ligados aos movimentos populares e por apresentação do material foi feita pela professora do IFPA, Dra. em Biologia, Liz Carmem e pelo Geólogo Jubal Cabral, que destacaram pontos discordantes do estudo e reforçaram a importância da reunião em relação à implantação das hidrelétricas no Tapajós (veja blog do Parente e do Jubal, que podem subsidiar tuas informações aqui).
Este referido encontro iniciou a organização de iniciativa popular, do movimento #somostodostapajós, que representou de forma única  a sociedade Itaitubense,  através dos representantes de entidades da sociedade civil organizada,  na audiência realizada pelo Grupo de Estudos Tapajós, no dia 06 de maio, no auditório do IFPA.
Durantes essa audiência, o vereador Wescley Tomaz, PSC oeste do PA, elogiou a iniciativa da sociedade em geral em movimentar-se para acompanhar o sumário dos estudos apresentado pela Ecology Brasil, naquela ocasião;  e dirigiu-se ao Superintendente da Eletrobrás, Sidney Lago,  dizendo que “chega de sermos tratados como os últimos, queremos mais respeitos e vamos lutar por isso, pois não temos retorno do governo e, por aqui, cobra e jacaré tem muito mais valor do que o ser humano, mas estamos organizados  e vamos lutar para que nossa região, dessa vez, ao menos dessa vez, saia vitoriosa”.
No evento estiveram presentes inúmeros cidadãos Itaitubenses e da região com todas as representatividades, além de autoridades dos municípios de Jacareacanga, Rauliem Queiroz; do Trairão, Danilo Miranda; e Itaituba, Eliene Nunes; parlamentares de Novo Progresso, Rurópolis e da “Cidade Pepita” além de técnicos da Eletrobrás junto com Superintendente da Eletrobrás, Sidney Lago.
Após esses pronunciamentos, a platéia teve o espaço de apresentação de propostas e sugestões, no prazo de 3min; os cidadãos não perderam a oportunidade de fazer seus desabafos, e informar de forma organizada e decidida com conhecimento ao que vieram e o que querem. Para isso, através do movimento #somos todos tapajós continuam as reuniões, para acompanhar o processo dessa primeira fase de estudos da construção das UHE.
O movimento pretende dividir suas discussões em eixos temáticos – físico, biótico e antrópico - e cada um tem a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade.
Iniciaremos as discussões com a seguinte programação:  terça feira (13/05), reunião informativa do grupo, com o tema Comitê de bacias hidrográficas, no SINTEPP, com inicio as 19h. A palestrante é a Dra. Liz Carmen Silva-Pereira.


Fonte: Amanda Lago – Assessora de Imprensa do vereador Wescley Tomaz (PSC)

Reações:

0 comentários: