6 de abril de 2014

COMUNIDADE SAÍ-CINZA ESTÁ ABANDONADA!

Quando se pensa que é somente a zona urbana que se encontra abandonada por essa administração de faz-de-conta, você, leitor, precisa sair desse ‘conforto’ que é viver neste espaço chamado urbano e conhecer a sofrida lida de nossos agricultores, pecuaristas e trabalhadores da zona rural que, literalmente, encontra-se uma verdadeira zona, no sentido pejorativo da palavra!

Para verificar essa situação em uma comunidade rural de nossa cidade, o blog no dia 02/04/2014 foi convidado por moradores da comunidade do Saí-Cinza, que dista de Itaituba aproximadamente uns 25 quilômetros, na rod. Transamazônica, sentido Itaituba-Jacareacanga, e registrar in loco, o abandono em que se encontram àqueles moradores.



O que o administrador do blog viu, ouviu e registrou, corrobora os lamentos dos comunitários e confirma o abandono em que nosso município foi relegado por essa administração “voltada para deu$ e de deu$”!



O principal lamento dos comunitários é quanto à estrada vicinal que se encontra abandonada desde o começo da atual gestão e que por isso, pais e alunos têm que caminhar, todos os dias, dez quilômetros para deixar e buscar seus filhos, posto que o ônibus escolar fica no meio do caminho, na porteira do curral do Josinaldo, em razão das valas, crateras e ‘lagoas’ que permeiam quase toda a vicinal. E por causa desse deslocamento, muitos produtores deixam para cuidar de seus afazeres após deixarem seus filhos no ponto de ônibus!

Diversos pais estão se reunindo para acionar o Ministério Público!

Um desses revoltados é o Sr. José Antônio, pai de três alunos, a quem encontrei ‘batendo’ açaí na garrafa, por alta de energia elétrica do programa LUZ PARA TODOS, outra necessidade desse povo!



Em virtude desse abandono da administração DE TODOS, toda a comunidade está perdendo parte de sua produção, que é composta de farinha, macaxeira, limão, leite, peixe, hortaliças e aves, pela impossibilidade de escoar tais produtos e, com isso, Itaituba precisa importante essas mercadorias, que ficam mais caras à população, bem como leva divisas de nossa cidade, que poderia fazer ‘girar’ esse dinheiro, criando mais empregos e rendas!

No único serviço feito na vicinal do Saí-Cinza pelo atual governo foi há quinze dias; frente de trabalho essa que teve início por volta do meio-dia e composta por uma caçamba carregada de restos de construção e uma patrol, e que não durou nem duas horas tal trabalho, e nem a meia hora de chuva!

Enquanto alguns trechos estão cheios de valas, crateras e cavernas, outros são invadidos pelo mato!


Diante das dificuldades enfrentadas, há um comunitário disposto a doar piçarras, mas para um serviço de qualidade, haja vista que, para a retirada da piçarra, este fazendeiro terá que deslocar seu gado e para serviço seboso, igual o feito anteriormente, este comunitário não irá dar-se ao trabalho de ter despesas desnecessárias!



Já houve comunitário propondo fazer ‘vaquinha’ para o conserto da vicinal, no que foi repreendido por outros produtores!



É recorrente entre os moradores que a única coisa que saí da comunidade Saí-Cinza é realmente cinza, pois a produção está a se perder e clamam: SOCORRO, PREFEITA! SOCORRO, MINISTÉRIO PÚBLICO!

Reações:

2 comentários:

Anônimo disse...

Governo paliativo só vai durar 4 anos.

Anônimo disse...

É A DECEPÇÃO QUE CAUSA UMA MULHER QUE DEVERIA SER HONESTA E TER MAIS SENSIBILIDADE, VIU POPULAÇÃO. COMO DIZ A SOCIEDADE ABAIXO:

PINGA FOGO DIZ QUE PREFEITA FOI BUSCAR AJUDA DA DEFESA CIVIL DO ESTADO: ATÉ EU, VOU VISITAR AMIGAS E PASSEAR EM BELÉM E NÃO PODIA DEIXAR DE TIRAR FOTO COM POLÍTICO PRA DIZER QUE ESTOU TRABALHANDO. PIADA

ITAITUBA RECEBEU (E NÃO A PREFEITA) DO GOVERNO FEDERAL UM CARRO E COMPUTADOR PARA A COORDENAÇAO DE POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES. É MAIS UMA CARONA QUE PREFEITA PEGA DO GOVERNO FEDERAL PRA DIZER QUE TÁ TRABALHANDO.

É VERDADE A ÚNICA ESCOLA QUE ESTÁ E COM O RECURSO DO GOVERNO FEDERAL É A ESCOLA PEREIRA BRASIL. ESSA PREFEITA NÃO FAZ NADA MESMO.

A ÚNICA COISA QUE DIZEM QUE ELA SABE FAZER É MANDAR A EQUIPE DELA ESPERAR O VEREADOR PENINHA PRA CONVENCÊ-LO A NÃO DIZER AS VERDADES QUE SABER DESSE GOVERNO SUJO. QUE DECEPÇÃO.