11 de fevereiro de 2014

QUEM FISCALIZA QUEM?

Não é novidade para ninguém que o Palácio da Liberdade (Prefeitura Municipal de Itaituba/PA) tenha virado um templo de orações, perseguições, peculato doloso, desídia (isso na Procuradoria) e nepotismo, sendo esta última característica com o aval da Super Poderosa Procuradora Nayá Fonseca.

Se não, vejamos: 

Seu marido, Delano Logrado Mourão, médico veterinário e servidor efetivo do município, também é funcionário do Frigorífico Frivata. Até aí, nada demais se não fosse por uma questão técnica muito importante, que resulta em gritante conflito de interesses! O fiscal e o fiscalizado são as mesmas pessoas!

Pois bem, o polivalente médico veterinário é o RT (responsável técnico) por tal frigorífico e, esse mesmo médico veterinário (esposo da Procuradora Chefe do Município) é o Chefe
do Setor de Vigilância Sanitária e Zoonoses na Secretaria de Saúde de Itaituba/PA, cargo este em comissão e assumido após janeiro/2013 (NEPOTISMO!!), quando sua esposa também passou a ser Procuradora Geral, que tem status de Secretaria.

Assim, nessa cadeia de domínio, o médico-veterinário Delano Logrado Mourão, Chefe da Vigilância Sanitária e Zoonoses de Itaituba, é quem analisa, dá pareceres técnicos e fiscaliza o local de trabalho do médico-veterinário Delano Logrado Mourão em um frigorífico da cidade de Itaituba!

Em sua página no Facebook, o sr. Delano Mourão coloca em seu perfil como local de trabalho o FRIVATA, conforme abaixo:


Mas esse círculo vicioso não termina aí!

Laura Logrado Mourão, servidora da SEMAGRA, diretora de fomento animal da SEMAGRA, irmã do médico-veterinário Delano Logrado Mourão e cunhada da Procuradora Geral Nayá Fonseca (ufa!), também assumiu tal cargo em comissão após a ascensão de sua cunhada Nayá Fonseca como Procuradora Geral, em outro bom e claro exemplo de nepotismo nesse governo religioso(!), foi cedida à ADEPARÁ, onde uma de suas funções é fiscalizar o local de trabalho de seu irmão, que agora tem licença estadual para funcionar.

Abaixo, comentário postado no blog de Dayan Serique acerca de tais coincidências:

Fico pasmo em saber que o veterinário Delano Mourão que trabalha na vistoria da Vigilancia Sanitária é o mesmo responsavel pelo Frigorifico Frivata (cujo proprietário é o Sr. Tatá), coincidencia maior ainda é que sua irmã Laura Mourão responsavel pela fiscalização da SEMAGRA também é funcionária do Frigorifico Frivata. Porém como em Itaituba vale tudo...vamos fazer o que caro Dayan...


Enquanto isso, na sala de justiça, o nome de Deus vai sendo proferido em vão!!

Mas está sendo preparada uma ação civil pública para acabar com essa gritante ilegalidade! 

Reações:

33 comentários:

Anônimo disse...

Falando em fiscalizar, já saiu o relatório das responsabilidades pela queda do ponto de moto taxi da travessa Vitor campos, ou o povo já se esqueceu desse episódio, e vão deixar por isso mesmo.
E alguém sabe quando vai ser concluida a mini reforma da praça do congresso, que já vai completar um ano agora em março e nem sinal de sua conclusão.

Anônimo disse...

NORTON HÁ RUMORES QUE O SECRET. DE ADMINISTRAÇÃO (O PASTOR) QUERIA CONVENCER UM PROFISSIONAL VETERINÁRIO A FORJAR RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PARA PREJUDICAR O FRIGORÍFICO CONCORRENTE DO FRIVATA PARA QUE SOMENTE O FRIVATA FICASSE NO MERCADO, INCLUSIVE ESSE DELANO ESTARIA ENVOLVIDO TAMBÉM.

QUE PASTOR É ESSE... SÓ SE FOR PASTOR DO DIABO...

CEGOS SÃO OS FIÉIS DA IGREJA DELE.

Anônimo disse...

MEU DEUS.... QUE COISA. SALVE-NOS

Anônimo disse...

QUANTO AO EPISÓDIO DA QUEDA DO ABRIGO DOS MOTO-TAXISTAS, QUE POR POUCO NÃO RESULTOU EM TRAGÉDIA. O RESPONSÁVEL É SIMPLESMENTE O ENTÃO DIRETOR DE OBRAS E ATUAL DIRETOR TÉCNICO DA SEMINFRA, THIAGO POSIADLO. POIS O MESTRE-DE-OBRAS COLOCOU APOIOS P/ SUSTENTAR A ESTRUTURA E ELE MANDOU TIRAR USANDO AS SEGUINTES PALAVRAS: "PODE TIRAR. QUEM ENTENDE DE ENGENHARIA AQUI SOU EU!". NO DIA SEGUINTE AO DESABAMENTO, AO INVÉS DE O EXONERAREM POR INCOMPETÊNCIA, O PROMOVERAM A DIRETOR TÉCNICO. CUIDADO MINHA GENTE, ANTES DE PASSAR SEUS PROJETOS E OBRAS A UM ENGENHEIRO, GRAVEM BEM ESSE NOME: THIAGO GOMES POSIADLO. O INCOMPETENTE!

Anônimo disse...

GENTE NÃO ADIANTA RECLAMAR EM BLOG, SE VOCE SE SENTE PREJUDICADO VÁ AO MINISTÉRIO PUBLICO E ENTRE COM UMA AÇÃO, NÃO CUSTA NADA

Anônimo disse...

Caro Norton. Parabens pela divulgação dessa verdadeira aberração. Será que essa procuradora não tem vergonha na cara? Fica posando de santinha enquanto pratica atos imprópios à moral e os bons princípios administrativos. Acho que está na hora de uma tomada de posição de nossa sociedade organizada. Precisamos urgentemente fazer um movimento para depor a prefeita e sua quadrilha. Impeachment já!

Anônimo disse...

ACHO QUE DEPOIS DESSA NÃO VAI SOBRAR NENHUMA ALTERNATIVA PARA ESSA PERSEGUIDORA GERAL! RENUNCIE JÁ, PORQUE A SENHORA ESTÁ ENVORGONHANDO A SUA FAMÍLIA E OS SEUS AMIGOS ( SE É QUE AINDA OS TEM).

Anônimo disse...

O pior não é todas essas denuncias, o pior é a prefeita fingir que nada disso existe, parece que quem manda na prefeitura é essa turma toda, ela apenas ficar com a culpa pelas coisas que dão erradas no município. Essa prefeita é muito omissa, faz um favor eliene pede pra sair, que é muito mais bonito, do que fingir que sabe fazer e vai fazer alguma coisa.

Anônimo disse...

Minhas solidariedades ao Jornalista Jean Galego que foi demitido de uma empresa "privada" a pedido da prefeita de Itaituba. Não se via isso desde os tempos de Wirland Freire. Isso é muito sério e merece o repúdio de classe que trabalha na imprensa de Itaituba e região. Mas fazer o que se a prefeita prefere contratar um analfabeto pra fazer parte da sua assessoria e não respeita o trabalho das outras pessoas,deve ser por isso que o SBT joga o jogo da prefeita, mas até quando essa palhaçada vai continuar em Itaituba e ninguém vai fazer nada. Tá na hora de alguém tomar uma providencia pela forma ditatorial que Itaituba está sendo comandada.

Anônimo disse...

Senhor Norton,
Sugiro que o senhor melhore suas fontes. Delano Mourão não é o responsável técnico do FRIVATA. A vigilância sanitária não tem competência para fiscalizar frigoríficos, fiscaliza exclusivamente o transporte da carne até o local de venda e não o estabelecimento frigorífico. A coordenadora de VIGILANCIA SANITÁRIA da Secretaria de Saúde é a Sra. Franceli Baú. O setor competente para fiscalizar frigoríficos é o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, da SEMAGRA, mas no caso do FRIVATA é realizado pela ADEPARÁ, pelo Serviço de Inspeção Estadual - SIE. A veterinária Laura Mourão foi solicitada para cumprir em horário compatível, a fiscalização junto à ADEPARÁ. Delano Mourão não tem qualquer vínculo empregatício atual com o FRIVATA apesar de ter mantido tal vinculo no início do empreendimento, o que é legalmente permitido pela Constituição Federal. Quanto à questão do nepotismo, todos os servidores mencionados são efetivos e cumprem cargos comissionados em seus respectivos setores de trabalho, o que não configura qualquer favorecimento. Apesar de não concordar com alguns de seus posicionamentos, acredito que o senhor tem discernimento e bom senso suficiente para publicar essas informações para esclarecimentos.

Anônimo disse...

É de lamentar que nossos vereadores e até mesmo o ministério público fiquem passivos diante de tal situação, nada fazendo para investigar os detalhes dessa denúncia. Será que o povo continuará apoiando essa prefeita nas próximas eleições?

Anônimo disse...

A SOCIEDADE ITAITUBENSE ESTÁ CHEGANDO AO LIMITE, DIANTE DE TANTOS DESCASOS ADMINSTRATIVOS DESSA PREFEITA, NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS. IMPEACHMENT JÁ! É UM CLAMOR QUE CHEGARÁ EM BREVE AS RUAS DE NOSSA CIDADE.

Anônimo disse...

Norton,
É estranho que a "anônima noturna" de 00:49 não tenha se identificado pra fazer essa defesa. Não é Dra. Nayá???

Anônimo disse...

olá, caro blogueiro, não estou puxando saco de ninguém e sim estou falando como assíduo leitor deste importante meio de comunicação. Mas gostaria de fazer uma pergunta! Por favor aos que postaram comentários que esclareçam QUAIS OS ATOS ILICITOS PRATICADOS PELA DRA. NAYÁ SHEILA DA FONSECA, procuradora do município? Pois só vejo vcs denegrirem a sua imagem com calunias e difamações, mas nunca apresentam uma prova documental, sobre tais atos, somente suposições. obs. a pergunta se estende ao nobre administrador do blog. abs

Norton Sussuarana disse...

Dr(a). Anônimo(a) das 00h49min, uma das minhas fontes é a página do Sr. Delano Mourão no Facebook, criada em 08/02/2014, onde ele informa que é funcionário do FRIVATA! Assim, ele não pode ter outro cargo no Frivata que não seja relacionado com sua condição de médico veterinário, pois contraria o RJU de Itaituba.
E, desde a inauguração do Frivata, salvo engano, o Sr. Delano já era o RT da empresa. Quanto à permissão para o Sr. Delano trabalhar no Frivata, como médico veterinário, não é de competência da Constituição Federal, mas sim do RJU do município, em não havendo compatibilidade de horário, e somente como médico veterinário.
E a Vigilância Sanitária tem competência, sim, para fiscalizar locais que manipulam e estocam alimentos, mas no caso do Frivata, é de competência do Estado essa fiscalização. E o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, é subordinado à qual diretoria na Secretária de Saúde? Ao Sr. Delano Mourão, que é Diretor de Vigilância Sanitária e de Zoonoses. Sabemos, também, que cada setor na Saúde municipal tem as suas coordenadorias, sendo a Vigilância Sanitária uma delas!
Quanto ao nepotismo relacionado aos dois servidores em tela, Delano e Laura, não se questiona sobre a efetividade dos dois no serviço público, mas o fato deles estarem, na atual gestão, em cargos comissionados, o que é proibido pela Súmula Vinculante nº 13, do STF, por terem os dois parentesco com uma Secretária, no caso, a Procuradora Geral. Ou será que eles foram indicados para esses cargos por não serem parentes da Procuradora?
Não seria nepotismo, conforme a Súmula ao norte, se os dois parentes da Procuradora Geral, antes da posse da atual prefeita, já exercessem os dois cargos em comissão, o que não ocorreu!
Portanto, é nepotismo!
Quanto ao anônimo das 13h54, não aceito e não compactuo com comentários maldosos e que falem,bem ou mal, da vida pessoal do Srs. Delano, Laura e Nayá Fonseca ou de qualquer outra pessoa; também não estou denegrindo a imagem de ninguém. Caso isso ocorra, a Justiça deve ser acionada; caso queiram, faço a devida retração pública se comprovado que estou errado.
Nesta postagem, trata-se somente da vida funcional desses três servidores, que é de interesse público!
Quanto a Procuradora estar a fazer coisas erradas, além do nepotismo acima, será tema de outra postagem, com o título de A SOBERBA, além das denúncias que irei formalizar no MP contra esta por desídia e peculato doloso e contra a prefeita, indicando seus parentes aboletados no município como temporários!

Miguel Silva disse...

Ao contrario dos nobre anônimos, me identifico sem nenhum problema para alerta-los que hoje já existe em pleno vigor a Lei de Crimes eletrônicos, a chamada Lei Carolina Dicma, e lembrar ao administrador do blog que e sempre bom checar as informações de suas fontes, digo isso porque sou conhecedor do responsável técnico do referido frigorifico e garanto-os que não é quem estão mencionando. Não tenho procuração para defender ninguém, mas é só por questão de se fazer justiça e para evitar que alguém venha a responder processo por equívocos bestas.
Abraços,
Miguel Silva.

Miguel Silva disse...

Ao contrario dos nobre anônimos, me identifico sem nenhum problema para alerta-los que hoje já existe em pleno vigor a Lei de Crimes eletrônicos, a chamada Lei Carolina Dicma, e lembrar ao administrador do blog que e sempre bom checar as informações de suas fontes, digo isso porque sou conhecedor do responsável técnico do referido frigorifico e garanto-os que não é quem estão mencionando. Não tenho procuração para defender ninguém, mas é só por questão de se fazer justiça e para evitar que alguém venha a responder processo por equívocos bestas.
Abraços,
Miguel Silva.

Miguel Silva disse...

Ao contrario dos nobre anônimos, me identifico sem nenhum problema para alerta-los que hoje já existe em pleno vigor a Lei de Crimes eletrônicos, a chamada Lei Carolina Dicma, e lembrar ao administrador do blog que e sempre bom checar as informações de suas fontes, digo isso porque sou conhecedor do responsável técnico do referido frigorifico e garanto-os que não é quem estão mencionando. Não tenho procuração para defender ninguém, mas é só por questão de se fazer justiça e para evitar que alguém venha a responder processo por equívocos bestas.
Abraços,
Miguel Silva.

Miguel Silva disse...

Ao contrario dos nobre anônimos, me identifico sem nenhum problema para alerta-los que hoje já existe em pleno vigor a Lei de Crimes eletrônicos, a chamada Lei Carolina Dicma, e lembrar ao administrador do blog que e sempre bom checar as informações de suas fontes, digo isso porque sou conhecedor do responsável técnico do referido frigorifico e garanto-os que não é quem estão mencionando. Não tenho procuração para defender ninguém, mas é só por questão de se fazer justiça e para evitar que alguém venha a responder processo por equívocos bestas.
Abraços,
Miguel Silva.

Miguel Silva disse...

Ao contrario dos nobre anônimos, me identifico sem nenhum problema para alerta-los que hoje já existe em pleno vigor a Lei de Crimes eletrônicos, a chamada Lei Carolina Dicma, e lembrar ao administrador do blog que e sempre bom checar as informações de suas fontes, digo isso porque sou conhecedor do responsável técnico do referido frigorifico e garanto-os que não é quem estão mencionando. Não tenho procuração para defender ninguém, mas é só por questão de se fazer justiça e para evitar que alguém venha a responder processo por equívocos bestas.
Abraços,
Miguel Silva.

Miguel Silva disse...

Ao contrario dos nobre anônimos, me identifico sem nenhum problema para alerta-los que hoje já existe em pleno vigor a Lei de Crimes eletrônicos, a chamada Lei Carolina Dicma, e lembrar ao administrador do blog que e sempre bom checar as informações de suas fontes, digo isso porque sou conhecedor do responsável técnico do referido frigorifico e garanto-os que não é quem estão mencionando. Não tenho procuração para defender ninguém, mas é só por questão de se fazer justiça e para evitar que alguém venha a responder processo por equívocos bestas.
Abraços,
Miguel Silva.

Anônimo disse...

Sr. Miguel, que charopada meu caro. Vá pentear macaco que é melhor. Vc não sabe nem escrever o nome da lei, quanto mais de sua aplicação e abrangência. Tem horas que é melhor ficar calado, seu puxa saco de ocasião.
João Souza (Também me identifico) kkkkkk

Anônimo disse...

Esse tal Miquel já tá com mania de perseguição também, tinha que ser da turma mesmo, é tem a lei da dicma mesmo, assim como várias leis para a corrupção, negligência e ameaça viu seu Miguel.

Aliás seu miquel voce tá igualsinho esse governo, finge que não sabe e fica acobertando o amiguinho né.

Norton Sussuarana disse...

AO DR. ANÔNIMO, VEJA O QUE DIZ UMA DAS MINHAS FONTES: "A DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE TEM 4 COORDENAÇÕES: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONTROLE DE ENDEMIAS E CONTROLE DE ZOONOSES. ELE É O DIRETOR DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE E AS OUTRAS COORDENAÇÕES ESTÃO SUBORDINADA A ELE."

Anônimo disse...

Prezado Norton,

Tenha compaixão, a Dra. Nayá não consegue nem mais dormir. Fica postando comentários nos blogs e mensagens no facebook até altas horas da madrugada, dizendo que está sendo caluniada. Por favor dê uma trégua para a coitadinha, que é uma verdadeira santinha....... DE PAU ÔCO!!!!!!

Norton Sussuarana disse...

MAIS INFORMAÇÕES DAS MINHAS FONTES: O ATUAL RESPONSÁVEL TÉCNICO DO FRIGORÍFICO FRIVATA É O SR. DELANO DA SILVA MOURÃO. MAS HAVERÁ UMA MUDANÇA EM RAZÃO DE QUE A IRMÃ DELE, LAURA MOURÃO, APESAR DE TER SIDO CEDIDA À ADEPARÁ E CONTINUAR COM CARGO EM COMISSÃO NA PMI, É QUEM FISCALIZA O DELANO MOURÃO. ESTÁ SENDO SONDANDO UM MÉDICO VETERINÁRIO DAS BANDAS DE URUARÁ PARA SUBSTITUIR O SR. DELANO MOURÃO! ENTÃO, DR(A) ANÔNIMO(A), O QUE DIZER DAS MINHAS FONTES?

Anônimo disse...

É isso mesmo Norton!!! Agora logo vão dar um jeito de tirar a responsabilidade técnica do Dr Delano com tudo isso que foi colocado...E como é ele quem manda em todos na Coordenação da Secretária de Saúde( e outras secretarias com a ajuda da irmã e mulher) logo vão dar um jeitinho de sumir com todos os papéis da sua responsabilidade técnica pelo Frivata...pois se não for ele, quem é o RT??????A cidade é pequena e são poucos os veterinários, conheço todos e nenhum é RT do Frivata!!!! Se não é o Delano esse frigorifico está aberto ilegalmente!!!!

M A Cunha disse...

Isso aí é brincar com a cara do povo, chamar o povo de trouxa...É nepotismo na cara dura. Afinal esse governo não falta nepotismo, sendo que a prefeita empregou até o marido...
Bem que a OAB poderia dar uma ANALISADA nisso tudo, já que é uma entidade SÉRIA e que realmente trabalha com muita competência. Nesse caso da PROCURADORA, a OAB deveria, porque não, COBRAR essas informações. Que a PROCURADORA apresente as provas de que tudo isso que foi escrito aqui é Mentira. Mas, pelo que li aqui, vai ser dificil ela provar algo, senão já teria o feito em TV e Rádio. Ficar aqui escrevendo um monte de desculpas esfarrapadas, não vai resolver.

Anônimo disse...

PORQUE SE O MEDICO VETERINÁRIO DELANO, NÃO RESPONSÁVEL TÉCNICO DO FRIVATA, E ESTAR A VÁRIOS MESES SEM RECEBER SEU SALÁRIO DE RT DO ESTABELECIMENTO, POIS O PROPRIETÁRIO DO MESMO SR. TATA, ESTAR SEM CONDIÇÕES DE PAGAR.

POLLIANE BORGES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

MINHA OPINIÃO FÚTIL AOS OLHOS DO BLOGUEIRO:
* 'TENTAR INDUZIR' A CONCEPÇÃO ALHEIA, REQUER NOTÁVEL SABEDORIA ADQUIRIDA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA INFÂNCIA ATÉ A MATURIDADE...QUESITO ESTE QUE FICOU ESQUECIDO NO PORÃO DA FÁBRICA QUE PRODUZIU O CÉREBRO DO MEU 'CARO' (PRA NÃO DIZER BARATO, OU AINDA, DE QUINTA CATEGORIA) NORTON 'SUSSURO-ARANA'... ESSE BLOG NADA MAIS É QUE UMA ESCÓRIA 'VESTIDA DE PRADA' E MAIS ESCÓRIA É QUEM HOUVER DE SER CONIVENTE COM AS ASNEIRAS AQUI POSTADAS.
*ABSOLUTA CERTEZA DE QUE O ADMINISTRADOR É INFELIZ NO ÂMBITO PROFISSIONAL, SENTIMENTAL, SEXUAL E ETC... POR NÃO OCUPAR O SEU TEMPO COM ESSAS PRÁTICAS COTIDIANAS E ESSENCIAIS PARA O BOM ANDAMENTO DO ORGANISMO HUMANO, PRINCIPALMENTE DO SISTEMA NERVOSO DO QUAL FAZ PARTE O MENTOR RESPONSÁVEL PELO INFORTÚNIO PSIQUICO DO 'BLOGUEIRO' EM QUESTÃO.
* BEM VERDADE QUE O INTERESSADO NÃO COMPREENDERÁ UM TERÇO (1/3) DESTAS PALAVRAS, MAS AQUI SEGUE UM RESUMO BÁSICO: 'MENTE DESOCUPADA: OFICINA DO DIABO'...
QUEM NÃO GOSTOU, PEDE PRA SAIR OU ME LIGUEM: 9391459543

Norton Sussuarana disse...

Polliana Borges, você realmente tem razão, não entendi patavina do que falaste e, por isso pergunto: Você deixou esse número de telefone é para me dar assessoria quanto às minhas dificuldades financeiras, pessoais e também sexuais? Você dá assessoria sexual? Você recebe visitas em casa? Desculpe a minha ignorância em fazer tais perguntas, mas como você disse, não entendi nada!!

Anônimo disse...

Com o nivel de escolaridade que tem... nao haveria de compreender nada mesmo.