8 de novembro de 2013

NAS COXAS


Essa expressão idiomática brasileira 'Nas coxas' surgiu na época do Brasil Colônia, quando as telhas de barro para a cobertura das casas eram feitas nas coxas dos escravos. Ou seja, de qualquer jeito, apressadamente, sem capricho e mal feita.

Tal situação ocorreu com a confecção do Edital para o concurso público de Itaituba, que foi 'criado' em um final de semana por três pessoas. Dizem as más línguas que este Edital foi copiado/pirateado de Novo Progresso/PA. 
Não poderia dar outra coisa. E haja errata. Mas a culpada é a entidade responsável pelo concurso.
Até para fazer um simples Edital esse pessoal não tem competência!
Conversei com diversos advogados a respeito de tal Edital, informando estes que a sub-seção da OAB/PA de Itaituba pode dar assistência aos Sindicatos que queiram acionar a Justiça ante tais aberrações jurídicas encontradas no Edital e na Errata; basta requerer.
Esses advogados também ficam rindo entre si dos erros encontrados.

Vejamos as graves deficiências do Edital. Ou da Errata:

1 - Não existem vagas suficientes para os deficientes. O RJU de Itaituba determina que serão reservadas até 20% (art. 20, § 2º);
 - Como serão destinadas vagas para deficiente em cargo que destina somente uma vaga?

2 - Não existem vagas suficientes para os pessoas egressas do sistema penal. O RJU de Itaituba serão reservadas até 10% (art. 20, § 3º);
-  Como serão destinadas vagas para egressos do sistema penal em cargo que destina somente uma vaga?

3 – Para o cargo de especialistas, título é critério de admissão e não de desempate. Quando deveria ser o contrário.

4 – A comunidade de Moraes Almeida não é Zona Rural/Garimpeira, mas DISTRITO, portanto,  Zona Urbana.

5 – Não há vagas para Geólogos, apesar da nova responsabilidade da SEMMA municipal quanto aos licenciamentos ambientais;

6 – Não há vagas para motoristas, apesar de haver muitos temporários;

7 – Há vagas para o mesmo cargo, mas com salários diferentes;


8 – Professor, apesar de nível superior, ganhará menos que outros de mesmo nível;
 - Será que querem manter a mesma norma salarial dos temporários com nível superior?

9 - Somente duas vagas para técnico em mineração em uma região garimpeira e com a maior região aurífera do Brasil;
 10 - Não há vaga para Geólogo em um município inserido na maior jazida aurífera do Brasil;

11 - O que significa Educador Físico?

12 - Quanto à única vaga de Procurador, os advogados contratados atualmente não são especialistas nas áreas em que se encontram, conforme dito pela Procurador-Geral.

A Prefeitura contratou mais de 1.200 temporários, mas estão sendo ofertadas somente 528 vagas!
Para quem é concurseiro, esse concurso de Itaituba é um balde de água fria, principalmente quando se analisa detalhadamente o Edital e se verifica que existem cargos já 'preenchidos' ante os requisitos necessários.

Abaixo, conversa mantida entre alguns advogados e a Procuradora do Municipal, via watsapp, sendo que a Procuradora não respondeu aos questionamentos do advogado.



Reações:

11 comentários:

Anônimo disse...

A PMI TEM MAIS PROCURADOR PRA DEFENDER PREFEITO (A) DO QUE GARIS PRA CUIDAR DAS RUAS. HAJA EMPREGO PRO POVO DA ADVOGACIA. LOGO TEM QUE TER UM PREDIO SÓ PRA PROCURADOR... COM VÁRIOS ANDARES

Anônimo disse...

ESSE EDITAL É UMA PURA VERGONHA!!!!!!!!!!!
ATESTADO DE BURRICE DIANTE DE TODOS OS OUTROS EDITAIS PUBLICADOS POR ESTE BRASIL.
O MELHOR SALÁRIO NIVEL SUPERIOR É O DE PROCURADOR E O MENOR O DE PROFESSOR.
AGORA VEJAM A DIFERENÇA DO EDITAL PUBLICADO RECENTEMENTE PELA UFOPA, NIVEL MÉDIO E SUPERIOR SALARIOS EQUIVENTES,TOTALMENTE DIFERENTE DA NOSSA BURROCRATIVA PMI.
VERGONHA NACIONAL EM TODOS OS QUISITOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

AE NORTON QUANTO AO ITEM 11 MANDEI EMAIL PARA A PROCURADORA, MAS ELA AINDA TÁ ESTUDANDO O CASO SÓ PODE, POIS NÃO RESPONDEU AINDA.

Anônimo disse...

Norton tem mais um item a ser colocado, seria o de piloto fluvial que. Tem 1 vaga e lembrando que existia um concursado que era o Almir falecido a uns 2 anos, e como tem 3 lanchas da educação no porto aí lhe faço a seguinte pergunta: o piloto que tomar posse vai conseguir fazer mágica e pilotar as 3 lanchas ao mesmos tempo ou continua o cabide de emprego da gestora? ESTÃO BRINCANDO COM O POVO!

Anônimo disse...

Quanto ao item 11 vale lembra que já faz uns 3 anos que o saudoso Elias Leão morreu e até agora não procuraram sanar essa vaga e outra de geólogo que a nossa secretaria necessita!

Anônimo disse...

O mais interessante e que gente dando XILIQUE nas Redes Sociais DEFENDENDO esse Edital que tem mais erratas do que vagas...

Anônimo disse...

Enquanto existir aberrações como a senhora NAYA DA FONSECA, tomando conta de tudo a cisa vai piorar, que saudade da Paula Antunes, pessoa competente!

Anônimo disse...

ENGRAÇADO FAZ MAIS DE 10 ANOS QUE NÃO TEM CONCURSO QUANDO FAZEM O POVO RECLAMA, A PREFEITURA NÃO PODE EMPREGAR TODO MUNDO QUE ESTA DESEMPREGADO GENTE,PORQUE OUTROS NÃO FIZERAM

Anônimo disse...

Amigo a Prefeitura não é cabide de emprego só se entra em serviço público através de concurso, isso desde 1988, deixa de ser puxa saco e aprende que é coisa públicos e não empresa privada da gestora, vai estudar puxa saco!

Anônimo disse...

Amigo a Prefeitura não é cabide de emprego só se entra em serviço público através de concurso, isso desde 1988, deixa de ser puxa saco e aprende que é coisa públicos e não empresa privada da gestora, vai estudar puxa saco!

Anônimo disse...

mias um erro encontrado nesse edital foi o cargo marcado para pedagogo na Administração. sendo que exige a mesma habilitação do técnico educacional. No entanto o salário diverge mais de mil reais de diferença. Isso não falando do salário do professor. uma aberração.