22 de junho de 2013

MUNDURUKU FAZEM TRÊS BIÓLOGOS REFÉNS

N. DO B: ESSE PATERNALISMO BRANCO COM OS INDÍGENAS ESTÁ DEIXANDO-OS CADA VEZ MAIS DISTANTES DE SUA VIDA, CULTURA E OUTRAS TRADIÇÕES. NOSSOS ÍNDIOS ESTÃO SENDO USADOS POR ONGs QUE NÃO QUEREM O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E NEM A MANUTENÇÃO E SOBREVIVÊNCIA DESSAS ETNIAS. HÁ MESES HAVIA UNS MUNDURUKUS PASSANDO FOME EM NOVO PROGRESSO/PA. NÃO APARECEU UMA ONG, MAS O GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DA EMATER, QUE FOI ENSINÁ-LOS A CRIAR GALINHAS CAIPIRAS. TEMOS QUE DAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ÍNDIOS POSSAM APRENDER A SE DEFENDER SOZINHOS, SABENDO O QUE É MELHOR PARA ELES, POIS ATÉ O HOJE, O CAMINHO QUE O BRANCO ENSINOU, FOI DE DESTRUIÇÃO! OS ÍNDIOS ESTÃO USANDO OS MESMOS MÉTODOS DO MST. POR QUE SERÁ?

P.S.: Há pouco recebi mensagem via Facebook (19h50), pedindo o informante sigilo, sobre a presença de gringo na ação que resultou na prisão dos três biólogos: "...quando os mundurukus, chegaram em mamãe anã para levar o pessoal que estão em poder deles, tinha um cara junto, com feição de gringo, a policia podia invertigar e prender esse cara por sequestro." 



Guerreiros Munduruku prendem biólogos 

Um grupo de guerreiros Munduruku prendeu ontem a noite na comunidade de Mamãe Anã, três biólogos da empresa Concremat que estavam fazendo pesquisas de impacto ambiental na área de influência do empreendimento hidrelétrico Jatobá, município de Itaituba.Os pesquisadores estavam baseados na comunidade de Mamãe Anã há vários meses fazendo inventário da Fauna e da Flora e levantamento socioambiental. 
Os Munduruku são totalmente contra a construção do complexo hidrelétrico no Tapajós.
Na última assembleia indígena as lideranças disseram que iriam para o confronto de necessário para impedir a conclusão do empreendimento. 
Vão destruir os equipamentos e materiais de pesquisa apreendidos
e querem que o restante da equipe de pesquisadores venha para a sede do município. Só libertarão os reféns após a vinda de autoridades federais para discutirem a paralização do empreendimento.

Texto: nonato silva (
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=163284253854273&set=a.109869805862385.12373.100005180970042&type=1&theater)

Reações:

0 comentários: