25 de maio de 2013

DAS PROMESSAS À REALIDADE


Os candidatos a cargo majoritário somente apresentam suas propostas de campanha por uma exigência legal (Lei nº 9.504/97, art. 11, § 1º, IX), mas esta exigência não contempla o lado moral e ético dessas propostas. Assim, os candidatos ficam à vontade para mentir, ludibriar, enganar, engazupar, lograr os 'incautos' eleitores. 
Em campanha eleitoral a Prefeita Eliene Nunes foi useira e faceira em fazer promessas utópicas, sendo desmascarada em uma delas, pelo apresentador Weliton Lima, quando em uma entrevista àquele apresentador no Programa Circuito Aberto (SBT), Weliton falou à candidata na época, se a mesma não estava sendo utópica na promessa de construir 500 pontes. Todos já sabem a resposta àquela pergunta. 
Pois bem, além da promessa indecente acima feita, em suas propostas de campanha apresentadas à Justiça Eleitoral, a hoje Prefeita informa no tópico Saúde, no item 1.2 “Investir na qualificação dos profissionais de saúde a fim de garantir melhor atendimento à população;...”. 
Contrariando o prometido, a Prefeita juntamente com seus cupinchas (quase todos os vereadores), criaram lei para contratação de temporários que, já dizem as más línguas, estão todos lotados, sendo a lei apenas uma formalização dessa lotação. E com a criação da Lei dos Temporários, cai por terra outra promessa da Prefeita: A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO! No item Educação, sob-item 2.5, a Prefeita solenemente promete: "Realizar concurso público para a formação do quadro efetivo para que possa atender as necessidades em todas as áreas;..." 


Mas o pior que as mentiras perpetradas pela Prefeita em campanha, são as desculpas de seus simpatizantes, que dizem, levianamente no Facebook, que os aumentos concedidos aos vereadores e à Prefeita, foram feitos na gestão do Valmir Climaco. Mentira pura!  Quem deu o aumento para a Prefeita e para os vereadores, foram os próprios vereadores da legislatura passada e não o Valmir, como querem impingir tais mentirosos. 
Outras promessas feita à Justiça Eleitoral, por setor, e que NUNCA serão cumpridas:

1 - SAÚDE
1.1. Ampliar e melhorar os equipamentos do hospital Municipal e postos de saúde;
      Instalação de câmaras de vídeos não melhora e nem amplia os equipamentos do HMI, já que tal equipamento não tem utilidade médica. E os postos de Saúde estão TODOS com falta de medicamentos.
1.2. Investir na qualificação dos profissionais de saúde a fim de garantir melhor atendimento à população; 
      Diminuir Salários, demitir médicos, aumentar responsabilidade de servidor, contratar temporários sem qualificação, não é investimento e presta-se um desserviço à saúde pública. Exemplos disso: o falecimento de uma criança e o aumento quanto às reclamações sobre a Saúde.

1.8. Atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais de saúde com implantação de política de progressão salarial;
      Com a aprovação da Lei dos Temporários, a cooptação do Sintepp, a demora na aprovação do PCCR da Educação (criado quando a Prefeita era Secretária de Educação), somente aprovado no governo de Valmir Climaco, fica cada vez mais longe o cumprimento dessa promessa.

2. EDUCAÇÃO
2.1. Construção e Ampliação de Unidades de Educação Infantil na zona urbana e rural;
2.2. Construção, Ampliação e Revitalização das Escolas Municipais com ênfase ao atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais;
       O muro da escola Águia do Saber até presente data está caído (há mais de dois meses), e o anexo da Escola São Francisco das Chagas está todo deteriorado, além de que a Prefeita esta DESTRUINDO um prédio escolar para construir camelódromo. Sabe-se que no centro comercial de Itaituba existem vários trabalhadores  sem o ensino médio completo.
2.5 . Realizar concurso público para a formação do quadro efetivo para que possa atender as necessidades em todas as áreas; 
     Em suas palestras, o então candidato Valmir Climaco dizia que não iria fazer concursos por não ter disponibilidade financeira para tal. A prefeita mandou lei à Câmara para aprovar, por dois anos, contratação de temporários.
 2.12 Ampliação da Frota Própria do município do Transporte Escolar Terrestre e Fluvial.
       O que se vê, atualmente, é a prefeita tentando pagar aluguéis de carros para o transporte escolar, e uso de ônibus escolar para finalidade distinta, conforme já foi denunciado por este blog.

3. INFRAESTRUTURA
3.1. Construção de 5.000 mil unidades habitacionais, na zona Urbana e distritos Rurais; 
      Município do porte de Itaituba não tem condições de construir 10 casas, vá lá, 5 mil! Coisa de irresponsável. 
3.3. Reforma e ampliação do Terminal Hidroviário na orla municipal; 
     Tal obra é de responsabilidade do governo do Estado, que está fazendo a reforma, conforme placa abaixo, mas não desejamos que tal reforma fique igual a da antiga Prefeitura, do Estádio,do IML e da construção do prédio da Cosanpa.

3.4. Construções de 100 Pontes de Concreto na Zona Urbana e Rural;
       Será que a Prefeita participou da elaboração dessas propostas? Ela irá construir 100, 500 ou nenhuma ponte? Outra irresponsabilidade.
3.7. Instalação da Ouvidoria da SEMINFRA: Centro de processamento de denúncias; sugestões e encaminhamentos de demandas; 
      Caso fosse/seja instalada essa Ouvidoria, este órgão deve contar com mais de cem atendentes, trabalhando 24h, ante a imensa quantidade de reclamações contra a atual gestora.
3.12. Aquisição de caminhões basculantes de 12 m³;
3.13. Aquisição de caminhões coletores de lixo;
       Faltou dizer que era o pessoal D'almeida que iria fazer as aquisições. Com o dinheiro da Prefeitura, lógico!
3.15. Construção de um Anel Viário circundando toda a cidade;
     Qual a finalidade desse anel viário? Itaituba tem fluxo grande de carros? Alguém já viu algum anel quadrado? Outra megalomania!

3.23. Ampliação da Rede de Abastecimento de água potável; 
      Quem irá fornecer água potável para a população: o município de Itaituba ou o Estado, através da Cosanpa, que mantém escritório, bombas e está construindo estação de tratamento de água?

O plano de propostas pode ser acessado em: http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/abrirTelaPesquisaCandidatosPorUF.action?siglaUFSelecionada=PA

Reações:

0 comentários: