30 de abril de 2013

FAI - LEVANDO O CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ.

Imagem extraída do sítio da FAI
Mede-se o desenvolvimento de uma cidade pelo grau de educação de sua população. Cidades como Campinas/SP, Piracicaba/SP, Montes Claros/MG, São Carlos/SP e outras, possuem excelentes Faculdades de renome no cenário brasileiro e uma sociedade exigente com seus direitos e consciente de seus deveres. Mas antes dessas cidades atingirem tal patamar de reconhecimento educacional, houve investimentos pesados, principalmente público.

Itaituba conta atualmente com dez entidades que oferecem graduação superior, nas mais diversas áreas, o que a coloca no curso de um maior desenvolvimento educacional, principalmente em função dos grandes empreendimentos que irão instalar-se em Itaituba, seja por causa das hidrelétricas ou das estações de transbordo de soja e outros grãos, no distrito de Miritituba, assim como pelo aumento populacional. Nossas instituições de ensino superior devem adequar-se a essa nova realidade. 

É de bom alvitre lembrar que, as Instituições que não constam da relação abaixo, são ILEGAIS, haja vista que existem entidades que prometem graduação, mas com expedição de diploma de outra instituição superior. O que é ILEGAL. Sendo que a 
FAI faz expedição de diploma em Papel Alasca e, (mediante solicitação) em Papel Pergaminho, Papel Moeda, Papel Vegetal, entre outros, ante elevado custo desses materiais.
Imagem extraída do sítio: http://emec.mec.gov.br/, em 29/03/2013
Imagem extraída do sítio: http://emec.mec.gov.br/, em 29/03/2013
Pensando assim, a Faculdade de Itaituba-FAI, como instituição de ensino superior privada pioneira em Itaituba nos cursos presenciais permanentes, constantemente procura se adequar a esse futuro. Primeiramente, atenta para as carências educacionais de nossa cidade e municípios em seu entorno (Aveiro, Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão e Rurópolis) criou os cursos de Licenciatura Plena em Letras, História, Pedagogia, Ciências Contábeis e Bacharelado em Administração de Empresas. 

Além dessas graduações, oferece ainda o curso de Enfermagem, devendo  contar ainda com os cursos de Farmácia Estética (em tramitação no MEC), Farmácia (aguardando publicação no DOU), e Biologia (em fase de estudo dentro da instituição).

*As atividades educacionais, na Faculdade, abrangem os seguintes cursos e programas:

De Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Cursos Superiores de Tecnologia) abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados no processo de seleção para ingresso na Faculdade;

De Pós-graduação (strictu sensu e lato sensu), compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências estabelecidas, em cada caso, pela Coordenação de Pós- graduação, Pesquisa e Extensão;
De Extensão regular, aberto a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos, em cada caso, pela Coordenação de Pós- graduação, Pesquisa e Extensão.


Novas salas de aulas construídas
Biblioteca
Biblioteca
Laboratório de Informática - Imagem extraída do sítio da FAI
Para oferecer um Ensino Superior de qualidade, a Faculdade de Itaituba conta com um corpo docente composto de três Doutores, 9 Mestres e 53 Especialistas, num total de 65 professores, além de uma Biblioteca climatizada contendo mais de 10 mil títulos e 6 computadores para complementar as pesquisas acadêmicas.  Os acadêmicos também têm a sua disposição ainda 2 Laboratórios de Informática, sendo 1 Laboratório com 28 terminais e outro, com 30 terminais.

Para quem deseja complementar suas pesquisas sem precisar comparecer à biblioteca, a FAI agora está disponibilizando a rede WI-FI "Internet sem fio" para os alunos. E também no site da FAI, está disponibilizado o acesso às bibliotecas Digitais, através dos sítios www.unifaitb.edu.br ou www.faculdadedeitaituba.com.br. Além do que a Instituição mantém um periódico mensal, denominado JORNAL DA FAI e uma página no Facebook (https://www.facebook.com/#!/pages/Faculdade-de-Itaituba/212125638885367?fref=ts) para melhor manter seus acadêmicos, docentes, colaboradores e o público em geral, informados de suas atividades sociais e acadêmicas.

Construção de mais salas de aula e após, um terceiro pavimento



A Faculdade de Itaituba-FAI possui 30 salas de aulas (todas climatizadas) e está construindo mais 22 salas para atender a demanda dos novos cursos que estão para ser ofertados e os já em andamento, além de um Auditório com capacidade para 154 poltronas, que será composto ainda de dois telões e dois Datashows.
Auditório para 150 lugares
Para atender às necessidades do curso de Enfermagem, 
Laboratório de Anatomia


Laboratório de Anatomia
Laboratório de Anatomia - Imagem extraída do sítio da FAI
os acadêmicos têm dois laboratórios equipados com o que há de melhor para facilitar o aprendizado. Há, ainda, um manipulário farmacêutico  para embasar o trabalho prático dos discentes dos curso de Farmácia e Farmácia Estética, conforme imagens abaixo.
Manipulário/Laboratório do curso de Farmácia, à espera do Curso
Manipulário/Laboratório do curso de Farmácia, à espera do Curso

A preocupação primordial da Faculdade de Itaituba-FAI é formar pessoas responsáveis e conscientes da qualidade de sua formação acadêmica e tem investido bastante para alcançar tais objetivos. E a FAI está conseguindo manter seu propósito, haja vista que seus graduados estão posicionados, através de concursos públicos, além de Itaituba/PA, em Aveiro/PA, Jacareacanga/PA, Rurópolis/PA, Novo Progresso/PA, que apesar de ser vizinha de cidades do Mato Grosso, os graduados da FAI estão fazendo a diferença, assim como em Altamira/PA.

*A Faculdade de Itaituba procura dar uma formação completa ao seus acadêmicos, através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), que é um serviço voltado ao atendimento do corpo social da graduação e pós-graduação no que diz respeito ao seu desenvolvimento e planejamento de carreira, sua adaptação ao ensino superior, dificuldades de aprendizagem, entre outros.

O NAP oferece os seguintes serviços:

Atendimento individual ao corpo docente e discente:
Apoio psicológico e pedagógico a estudantes com dificuldades de adaptação e aprendizagem.

Programa de nivelamento: Ações voltadas para amenizar as defasagens de aprendizagem e apoio aos professores nas dificuldades de ensino (estudo de textos, planos e projetos).

Oficinas temáticas: Desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho e orientação profissional.

Orientações aos funcionários.

O público–alvo do NAP é constituído de alunos da graduação, da pós-graduação, professores e funcionários da Faculdade de Itaituba (FAI). 

A Faculdade de Itaituba-FAI procura estar atenta às necessidades especiais de seus acadêmicos com problemas de locomoção, facilitando o acesso destes a todas às dependências da Instituição.
Rampa para portadores de necessidades especias
Rampa de acesso ao prédio da FAI - Imagem extraída do sítio da FAI
*O Centro de Estudos Superiores de Itaituba, entidade Mantenedora da Faculdade de Itaituba, procurando atender à necessidade social, ao objetivo de preparação de profissionais e detectando a  existência de oferta de mercado de trabalho para a categoria, na região, decide oportunizar mais uma situação de aperfeiçoamento e atualização, promovendo o Curso de Pós Graduação “Lato Sensu” do Programa de Capacitação Docente da IES para os cursos que envolvem Ensino, Pesquisa e Extensão (Registro INEP N° 1070 - Código IES N° 8000). A FAI conta com alunos bolsistas, em sua maioria através do PROUNI. 

Todo esse sucesso tem incentivado a FAI a continuar investindo, não só no crescimento físico da Instituição, mas também na qualidade de seus funcionários, havendo inclusive uma brinquedoteca para o(a)s filho(a) desses colaboradores, e acreditando no progresso e desenvolvimento do Oeste do Pará.
Brinquedoteca
Brinquedoteca
Textos extraídos do sítio da FAI (http://www.faculdadedeitaituba.com.br), em 30/04/2013

Reações:

9 comentários:

Anônimo disse...

E o posto de combustível vai ficar lá mesmo? Para que existem as leis se não são cumpridas?

Anônimo disse...

E A PROPINA COMO FICA?

Anônimo disse...

Perguntem ao pessoal da SEMMA do grupo do Valmir.

Anônimo disse...

Se fosse so o pessoal do Valmir, se dava um jeito. A Jandira não recebe e nem atende as ligações do professor Abel. Perguntem a ela porque.hihihihihihihihihih

Anônimo disse...

Todos sabem o jeito que era dado.

Anônimo disse...

É verdade, mais pelo menos dava um jeito e este pessoal agora que nem isso faz. Nunca tinha vista tantos incompetentes reunidos num só governo. E olhe que esse governo é do pessoal estudado.hihihihihihihihihihi

Anônimo disse...

Quanta mentira num texto só... as rampas de cadeirantes não dão acesso a todas as áreas, esse NAP nunca ouvi falar q funciona, a brinquedoteca tá sempre fechada, os computadores dos laboratórios de informática não funcionam, e os q funcionam, não acessam a net, muitas salas estão com as mesas e carteiras quebradas, inclusive dos professores, os equipamentos nem sempre funcionam, fazendo diminuir a qualidade do ensino. Só vemos alunos insatisfeitos com a qualidade das aulas. Vou nem falar do resto!

Anônimo disse...

É VERDADE ANONIMO DAS 12:12, E A MENSALIDADE QUE É EXTREMAMENTE EXORBITANTE E NÃO VEJO NENHUM TRABALHO SOCIAL DESSES CAPITALISTAS..

Anônimo disse...

A FAI so tem propaganda. Cobra valores dos alunos pra tudo. Ate na semana de intwrcurso. Sem contar que ja ouvimos e vemos professoees insatisfeitos, por nao ter nem extensao na faculdade. E muito yrabalham ali e so twm status pq nem carteira assinada tem. Isso vc devia falar, noton. Trabalho ilegal. E os peofessores nao estao satisfeitos saem como ja saiu pessoas maravilhosas de la.
A bibioteca nao funciona direito. Livro velhos, caindo aos pedaços. E mto baguncada. Eles tem tudo pra ajeitar, mas nao presam pela qualidadw do ensino. So querem dinheiro.