21 de abril de 2013

CALAMIDADE EM ITAITUBA

Com as chuvas torrenciais que caíram em Itaituba/PA, provavelmente desde as 3h, findando após às 12h30, de hoje, houve grandes prejuízos materiais para diversos moradores e comerciantes, principalmente nos pontos de maior alagamentos, como nos bairros da Liberdade, Bela Vista, Cidade Baixa e, principalmente, Floresta.

Comércios e várias residências foram invadidos pelas águas da chuva, que pegou todos de surpresa, tanto pelo volume de água, quanto pela demora em parar a chuva. Há mais de quatro anos que não se via uma perda material tão grande para a população, que ainda pena com a enorme quantidade de buracos que existem em nossas ruas, e que esse pequeno Dilúvio só veio a acarretar mais transtornos a uma população que não aguenta mais tanto descaso.

A Prefeitura Municipal de Itaituba, através da Defesa Civil, assim como o Corpo de Bombeiros de Itaituba, além de vários voluntários, estavam dando o necessário apoio a diversas famílias, inclusive com remoção dessas pessoas e de seus móveis.
Infelizmente, enquanto não tivermos consciência quanto à necessidade urgentíssima de uma educação ambiental e um trabalho de prevenção dos órgãos públicos, várias famílias ainda irão passar por esse tipo de vergonha e dessabor. A atual administração disse que precisava fazer um mapeamento dos locais de alagamento. Infelizmente, e novamente, os pontos estão aí para serem mapeados.

Deve-se atentar também, para as possíveis consequências desses alagamentos, como a proliferação de leptospirose em adultos e crianças, sendo que para estas os alagamentos são motivos de 'festas'.

As fotos abaixo demonstram como ficou a cidade em diversos pontos.



Treze de Maio - Próx. à Lagoa dos Patinhos

Trav. Justo Chermont, c/ 14ª rua - Bela Vista

Trav. Lauro Sodré c/14ª rua - Bela Vista

Trav. Lauro Sodré c/14ª rua - Bela Vista

Trav. Lauro Sodré c/ 14ª rua - Bela Vista


Trav. Lauro Sodré - Cidade Baixa

Posto Mimoso - Visibilidade prejudica pelachuva

Entulhos jogados pela população mal educada - Lauro Sodré - Cidade Baixa


Comércio invadido pela água da chuva - 14ª rua c/ Justo Chermont

Av. Nova de Santana com Lauro Sodré- Posto Mimoso



Porto da Balsa -  Balsa ancorada próx. à rua

Vila Caçula

Barcos 'estacionados' nomeio da rua - Vila Caçula

Vila Nova

Morador ilhado na 6ª travessa - Cidade Baixa

Cidade Baixa

6ª Trav. Cidade Baixa

14ª Rua, Bela Vista


6ª Travessa - Cidade Baixa

6ª Travessa, Cidade Baixa

15 de Agosto - Cidade Baixa

Cidade Baixa

Curva da Morte

15 de Agosto - Cidade Baixa

Cascata na Curva da Morte

Grande lago que se formou na Curva da Morte (BR-230)

Redemoinho no lago da Curva da Morte (BR-230)



Defesa Civil resgatando família desabrigada pela chuva (Rua das Castanheiras)




6ª Trav., bairro da  Liberdade


Sexta Travessa, Liberdade

Rua do Presídio, próx. à av. Transgalego, bairro da Floresta

Av. Transgalego, bairro da Floresta


Av. Transgalego, bairro da Floresta

Caminha da Defesa Civil na av. Transgalego

Comércio alagado na av. Transgalego, bairro da Floresta

Comércio alagado na av. Transgalego, bairro da Floresta

Vereador Orismar e Pessoal da PMI dando assistência aos desabrigados na Transgalego.

Família sendo resgatada na próx. à av. Transgalego, no bairro da Floresta, pela Defesa Civil de Itaituba

Família sendo resgatada na próx. à av. Transgalego, no bairro da Floresta, pela Defesa Civil de Itaituba

Av. Transgalego, bairro da Floresta


Família sendo resgatada na próx. à av. Transgalego, no bairro da Floresta, pela Defesa Civil de Itaituba

Ponto de Alagamento no bairro da Floresta

Ponto de Alagamento no bairro da Floresta

Adicionar legenda



Reações:

30 comentários:

Anônimo disse...

culpa da Eliene

Anônimo disse...

Ha mais de 30 anos a população que mora em Itaituba conhece os pontos de alagamentos em Itaituba, somente alguém que acaba de chegar em nosso município não sabe disso, que não é o caso da nossa prefeita, ela pode alegar qualquer coisa, em relação aos alagamento agora que não conhece os pontos isso é conversa fiada, sabemos que em 4 meses não se consegue resolver esse tipo de problema, mas alegar o não conhecimento desses pontos é conversa mole pra boi dormir, espero que no verão esses pontos mapeados recebam melhorias, para que no próximo inverno os problemas e as desculpas não se repitam.

Anônimo disse...

não adianda mapear os governantes passados não tiveram a preocupação de fazer ruas com esgotos agora e tarde temos que reconstruir de novo a cidade ou fazer uma macro-drenagem nos canais que cortam a cidade, colocar culpa na administração atual e demagogia, não estou defendendo nimguêm pois não preciso estou falando a verdade, esta situação só tem a piorar se os govenantes não fizerem um trabalho definitivo, outro fator que contribui são as construçõs inregulares em nossa cidade, precisamos que a prefeitura se manifeste e fiscalize essas obras

Anônimo disse...

A princiapl culpa não é de ELIENE, de WALMIR, ROSELITO, WIRLNAD ou quem foi o prefeito passado. Isso é uma pequena amostra d q a natureza é capaz de destruir um lugar.
Como sabemos ITAITUBA e grande parte dos municipios da região norte foram construidas proximas ou em cima de braços de rios ou igarapes e as consequencias são essas e se não bastansse temos uma POPULAÇÃO MAL EDUCADA que a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL pode gastar todo o didnheiro com PALESTRAS, SEMINARIOS E OUTROS para alertar a POPULAÇÃO dos RISCOS DO LIXO MAL ACONDICIONADO, mas a POPULAÇÃO INSSISTE EM DEPOSITAR O LIXO DEPOIS QUE O CARRO PASSA E AGORA TAI AS CONSEQUENCIAS.
Só é ruim pq quando as consequencias vem ela não distigui a população.

Anônimo disse...

Concordo com você enquanto a populção agir dessa forma as consequências são inevitaveis, em nosso municipio a população não colabora jogam lixo em qualquer parte das ruas, não tem coragem de limpar sem a frente de suas proprias casas, observei hoje nas partes alagadas grandes quantidades de lixos jogado nas ruas depois querem cobrar dos administradores

Anônimo disse...

Não quero defender a eliene não, mas a culpa é da população q não tem consciência sobre o meio ambiente e especial o lixo!! jogam lixo em todo lugar e com isso os bueiros entopem!!!! causando isso aí!!!!

Norton Sussuarana disse...

A CULPA, AINDA, NÃO É DA ELIENE (SOMENTE O FUTURO PODE DIZER SE É OU NÃO), MAS SEUS ANTECESSORES DERAM SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ESSA SITUAÇÃO. MAS OS ATORES PRINCIPAIS DESSA SITUAÇÃO, SÃO AS PESSOAS DITAS CONSCIENTES, RICAS MATERIALMENTE, QUE JOGAM LIXO NAS RUAS, TENDO EU JÁ VISTO OBJETOS SENDO JOGADOS DAS GRANDES CAMIONETES. MAS ESSES NÃO SÃO ATINGIDOS PELA IRA DA NATUREZA. UMA PENA!

Anônimo disse...

Sem dúvida, Itaituba está em estado de calamidade! Isso é o infeliz resultado de várias administrações irresponsáveis e incompetentes que veem desorganizando e usurpando nossa amada cidade. Eleine Nunes recebeu um abacaxi gigantesco é verdade, principalmente porque nos últimos 02 anos de gestão do ex-prefeito Valmir Clímaco que nunca fez um trabalho descente em nossa cidade, mas, ela Eliene, não bastasse ter aprendido a mentir bastante com o mentiroso Roselito, mostrou-se totalmente incompetente na hora de montar as principais peças de seu primeiro escalão (EDUCAÇÃO, SAÚDE, INFRAESTRUTURA, AÇÃO SOCIAL), na Saúde os equipamentos quebrados do Hospital Municipal (raio X) não eram concertados para pagarem pela utilização dos equipamentos do Hospital Santo Antônio pertencente a família da secretária de Saúde. Outro erro absurdo e criminoso é na Educação, Professores são descriminados por serem temporários, Professores temporários com o mesmo nível de formação recebem menos que professores concursados, ... A CLT, no artigo 461, garante que trabalhadores com função idêntica, exercendo tarefas para o mesmo empregador, no mesmo município, com igual produtividade e perfeição técnica, devem receber salários iguais. Proibindo qualquer distinção de sexo, nacionalidade ou idade... (crime tipificado na CLT e criminal do CPB). As ruas da cidades estão todas esburacadas e a prefeita, juntamente com o incompetente Secretário de Obras, ainda vem com esse trabalho PORCO, IRRESPONSÁVEL, INCOMPETENTE de "tapa buracos", prefeita, as ruas estão só buracos, faça pouco, mas, faça bem feito, não siga os exemplos errados dos prefeitos anteriores. Votem na Eleine porque não queria que nossa cidade caísse ainda mais na decadência da gestão do coronel, infelizmente Eliene mostrou-se tão nociva, irresponsável, desonesta e incompetente quando os outros prefeitos anteriores. Espeto que a prefeita quebre esse paradigma de contratar por puxa-saquismo, contrate por competência, não foram só os "irmãos" da igreja de Deus que elegeram a senhora, católicos e outros protestantes também votaram em vossa Excelência. Lembre-se um dia Deus vai cobrar tudo isso que a Senhora está fazendo e deixando de fazer. Deixo aqui meu repúdio a essa gestão irresponsável e incompetente que hoje está a frente do município de Itaituba.

Anônimo disse...

NORTON O SHOW DO MICHEL TELÓ FOI CANCELADO, CULPA DA ELIENE

Norton Sussuarana disse...

HÁ ALGUNS DIAS, O DR. SÓSTENES (PROCURADOR FEDERAL) MANDOU UMA MENSAGEM PARA ESTE BLOG. ABAIXO, PUBLICO UM TRECHO DAQUELA POSTAGEM. E DEPOIS VOLTO.
"...no período de 2002 a 2011 o município de Itaituba liquidou despesas no volume de mais de R$ 25 milhões de reais. Nesse período, uma década, não foi investido um único centavo sequer em planejamento e orçamento, formação de recursos humanos, nutrição, nem tecnologia, dentre outras coisas. Então, é preciso conhecer para controlar e, quem sabe, melhorar a condição de vida na cidade..."
VEJAM QUE O PROCURADOR FALA QUE NÃO HOUVE INVESTIMENTO EM PLANEJAMENTO DESDE 2002. AGORA PERGUNTO: PRECISÁVAMOS DE UM GINÁSIO DE ESPORTES? SABEMOS ONDE ESTÃO AS FALHAS, MAS PRECISAMOS DE PESSOAS MAIS COMPETENTES QUE ESSAS QUE AÍ ESTÃO, PARA SOLUCIONAR NOSSOS PROBLEMAS.

Anônimo disse...

norton os alagamentos que vc citou no bairro da floresta foram no bairro da liberdade onde.

Norton Sussuarana disse...

OH ANÔNIMO, ALÍ PERTO DA FÁBRICA DE GELO AINDA É LIBERDADE? POIS PENSEI QUE FOSSE O BAIRRO DA FLORESTA. OBRIGADO PELO CONSERTO.

Anônimo disse...

Realmente a cidade esta o caos em todos os sentidos, nas ruas todo mundo fala mal da prefeitura, será que a gestora é tao blindada que ninguem lhe mostra a verdade? Sera que ela acha que esta tudo bem? alias a omissão da imprensa é algo mediocre, e presta um desserviço a população quando pouco noticia, os vereadores inoperantes absurdo um camara desta natureza omissa. E Agora como fica a situação dos desabrigados? E certo que neste caso a culpa nao é somente desta administração pois este é um grave problema que vem se arrastando de outras administrações passadas, mas a prefeitura era ciente dos problemas de alagamento e dos pontos criticos. A cidade esta o intrafegavel e nao venham me dizer que tapar buraco com barro é fazer alguma coisa. Prefeita acabou a epoca que administrava-se uma cidade como se fosse sua casa sua empresa isto era na epoca do finado p. merda quando Itaituba era currutela, hoje aqui tem gente de outros Estados, gente formada e se formando pelas faculdades aqui presentes e estamos de olho em tudo, e vamos protestar contra os desmandos desta administração.

Anônimo disse...

somos todos culpados por eleger parasitas para cuidar da nossa cidade,o ex.prefeito esta sorrindo com a desgraça dos outros afinal ele disse que recebeu 155 milhoes e investiu em itaituba é por isso que a cidade esta uma veradeira pepita.

Anônimo disse...

cordo com vcs a cidade esta um caos, e na maioria os culpados são a propria população, com a falta de conciência jogam lixos por todos os lugares,as ruas parece um lixão dos proprios moradores cavam buracos....

Anônimo disse...

A prefeita falou em entrevsita no circuito aberto que o município irá receber em julho 10 km de asfalto, se ela quiser mudar a cara de Itaituba, terá que fazer umserviço bem feito, não basta apenas colocar esses asfaltos nas ruas de Itaituba, comece construindo esgoto nas ruas que serão paviemntadas, meio fio, calçadas, para que a senhora seja incluida na mesma lista dos prefeitos que já passaram por Itaituba.

Anônimo disse...

NO inverno muito se fala no que deve ser feito para resolver os problemas de alagamentos em Itaituba, mas quando chega o verão pouco trabalho é feito nesse sentido, no verão são asfaltados ruas, construidos escolas, postos de saúde, entre outros, mas em relação a resolver os problemas do alagamento só se fala na época de chuva, quando já é tarde de mais, espero que esse ano seja diferente em Itaituba.

Anônimo disse...

Calamidade mesmo.e acreditem até os próprios secretários andam falando da prefeita Eliene nunes, com cada um ganhando seus 8.000,00 mes, como o da agricultura que no final de semana estava perto da sua propriedade falando mal da aministradora,como fica amoral desse governo?

Anônimo disse...

todos usam suas criticas nos politicos que passaram, esses não podem mais reparar suas burrices, temos que cobrar sim da atual prefeita ela é que esta com a maquina nas mãos, não deixar empresarios construir obras emcima dos canais , isso que aconteceu eo resultado das obras na curva da morte, mais nimguem vê.

Anônimo disse...

Norton,

A máscara caiu! Agora todos estão cientes que a Eliene é uma impostora.

Anônimo disse...

nessa situação todos tem culpa, os governos passado e os governos presentes. Pois tenho quase 30 anos de itaituba e sempre vejo essa situação no período do iverno. Tem que fazer um grande serviço de drenagem sim e urgente, sendo que a população tbm tem que contribuir jogando lixo no lixo. Ressaltando que esse trabalho não aparece seja por isso que nenhum governante quis ou quer investir.

Anônimo disse...

E o "governo de todos"?

Itaitubense de berço disse...

incrível que até a chuva que cai é culpa do Governo atual... Eu não consigo entender o que essas pessoas querem? Gente idiota que só sabe olhar o defeito, mas nunca ajudaram a concertar... Acordem para a realidade, o NORTON até se faltar açucar na casa dele daqui a pouco é culpa da PREFEITA, isso é uma vergonha, vc que é tão inteligente NORTON, porque não ganhou para está como VEREADOR? Já que vc é tão querido pelos seus... Acorda rapaz e para de fazer confusão... Todos da prefeitura estão se desdobrando para ajudar a população que ficou desabrigada e não ficou andando de carro tirando fotos.... Fico triste em ver que em uma situação como essa, a culpa é da administração atual... Já que todos sabiam desses pontos de alagamento, porque não foram ajudar? Isso é pura demagogia em relação a tudo isso... Acordem para o NOVO, esqueçam a passado, esperem para ver o que esse governo vai fazer por ITAITUBA.... Ao invés de criticar, observem como se faz......

Itaitubense de berço!!!

Norton Sussuarana disse...

Itaitubense de Berço....esplêndido, saía de seu casulo de anônimo e mostre a cara e não seja idiota igual a mim e a outros que sabem analisar um texto e se identificar . Em momento algum EU AFIRMEI que tal situação é ou era culpa da atual gestão. Muito pelo contrário. Mas como você é mais inteligente dos que nós...analisou assim. Quanto a mim, não estar vereador significa que eu não fui eleito e que, os que estão na Casa do Povo são melhores do que eu...O vereador em quem você votou está fazendo a diferença nessa Câmara? O que vocês, partidários da Eliene, têm que entender é que agora vocês SÃO TELHADOS e são vocês que têm que esquecer o governo passado, haja vista que TUDO de ruim em Itaituba é culpa da administração passada. Vocês ficaram três meses sem nada fazer na cidade. Minto, desculpe-me! Fizeram sim: jogaram areia nos buracos das ruas, depois brita e, por último, barro; mataram burro, deixaram faltar medicamentos no HMI e nos Postos de Saúde, são acusados de negligência, no mínimo, no falecimento de um bebê, estão querendo fechar uma escola (Alice Carneiro), não pagou salários dos professores temporários, cortou salários dos professores efetivos, diminuiu o salário do pessoal de apoio (enfermeiros e técnicos) do HMI e etc.....Ufa, cansei!
Recuperando o fôlego.... Se a sua prefeita estivesse fazendo pelo menos vinte pontes das 500 prometidas, não teríamos esses alagamentos, não é verdade? Onde estão as pontes de concreto? E já que todo mundo sabe desses pontos de alagamentos, por que a sua prefeita disse que precisava fazer um mapeamento desses pontos? Por pura incompetência.
Pois é, Itaitubense de Berço Esplêndido, estou, assim como demais pessoas, inclusive partidários da Eliene, consciente da falta de zelo dela para com nossa cidade, e OBSERVANDO como não se administra uma cidade e, se em casa, graças a Deus, não está faltando açúcar, mas em casa de vários servidores da PMI está faltando não somente o açúcar, mas outros gêneros alimentícios pela falta de pagamento de seus salários.
Ah, ia esquecendo, o balizamento da pista do Aeroporto pifou, mas a desculpa foi deque a chuva arrebentou um cabo, mas o incrível disso é que no domingo, até à noite, o balizamento estava funcionando, depois de todo o temporal. Exemplo de serviço mal feito. Eonde você estava quando do temporal? Lógico, em seu berço esplêndido. Caso queira, da próxima vez, ver seu comentário postado, identifique-se.

Norton Sussuarana disse...

PARA QUEM NÃO SABE, BLOG É UM DIÁRIO ELETRÔNICO E, POR SER UM DIÁRIO, REPRESENTA A OPINIÃO PESSOAL DE SEU ADMINISTRADOR SOBRE DETERMINADO ASSUNTO. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE O RESPONSÁVEL PELO BLOG ESTEJA SEMPRE CERTO EM SUAS ASSERTIVAS, ASSIM COMO VÁRIAS PESSOAS QUE ACESSAM ESTA PÁGINA. A INTERNET É IMENSA E TEM LUGAR PARA TODOS. NÃO PEÇO E NEM OBRIGO NINGUÉM A ACESSAR ESTE BLOG E SE MUITOS ACESSAM (MÉDIA DIÁRIA DE 350 ACESSOS) É PORQUE O QUE EU FALO É DE INTERESSE DESSAS PESSOAS. QUEM QUISER UM BLOG 'CABEÇA' A INTERNET ESTÁ AÍ Á DISPOSIÇÃO. OS QUE FAZEM SUAS ESCOLHAS, SÃO RESPONSÁVEIS POR ELAS. AGORA, NÃO QUERER RESPEITAR MINHA OPINIÃO, É OUTRA COISA. PODEM DIVERGIR, É UM DIREITO DE VOCÊS, MAS RESPEITANDO O PRÓXIMO. OS PARTIDÁRIOS DA PREFEITA ELIENE NUNES, POR NÃO TEREM QUALQUER TRABALHO FEITO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, COMEÇAM A BAIXAR O NÍVEL DA DISCUSSÃO. AQUI NÃO! CASO QUEIRAM SABER 'NOTÍCIAS BOAS' SOBRE A ATUAL MANDATÁRIA MUNICIPAL, PROCUREM OS BLOGS QUE FALEM BEM DELA. SÃO VÁRIOS!

Anônimo disse...

Norton e Itaitubense, onde estava a Eliene na hora da chuva? Ela não é besta, mandou seus assessores para se molhar e ficou em casa no quentinho. Pelo menos o Roselixo fazia a capa. Essa nem para isso presta. hihihihihihihihihihih

Anônimo disse...

sim agora rolou bairrismo aqui? Sou itaitubense de berço !!! e dai?! que pensamento mais retrogrado, vocenao sabe que o mundo é plural? E que há muitotempo Itaituba deixou de ser currutela e que aqui tem pessoas de varios Estados da federação? Alias nem precisa ser itaitubense de berço para ver a porcaria que esta a cidade, transamazonica intrafegavel, as ruas um horror de lixo e buraco e assim mesmo nos que nao somos itaitubenses de berço mais de coração nao abandonamos a cidade. Agora se voce que é puxa ... da prefeita e se diz Itaitubense de berço voce odeia sua cidade pois como pode apoiar quem maltrata Itaituba como esta administração? alias as outras passadastambém foram uma lastima, mas com o grau de espectativa que estavamos destanova gestão já era para ter ocorrido algo de bom vindo da prefeita, mas apenas uma sucessão de bobagens nada de palnejamento serio, e espero que ela acorde e faça algo pois o tempo urge.

Anônimo disse...

Esse Itaitubense deveria dizer sou assessor e não quero perder meu emprego, e parem de falar da minha chefe que eu não gosto. Pois só estando nessa situação para defender ainda essa prefeita, que até agora não fez nada, mas parece que ela está vivendo em outro mundo, ou pelo menos em outro município, pois ninguém ver nenhuma atitude por parte dela para melhorar nossa cidade, nesse período é só alagamento, no verão será o poeira por causa do barro que ela colocou nas ruas do nosso município, pra quem sabia fazer nem a oposição imaginava que seria um governo tão esse da Eliene Nunes, e os vereadores que não cobram da prefeita hoje serão cobrados nas urnas na próxima eleição, pois o resultado da ultima eleição mostrou que o povo não vai mais aturar vereador inoperante que defende os interesses do prefeito e não do povo, abra o olho executivo e legislativo enquanto é tempo.

Anônimo disse...

Pois não é Nortinho quem eu não vi foi a prefeita princesa dando apoio, nem moral, aos alagados. Quem eu vi dentro da água foi a Izamarga empurrando uma canoa. Enquanto a prefeita tava coladinha, a puxa da Izamarga tava doida para pegar uma micose ma perseguida. O que a pessoa puxa saco não faz para garantir seu salário. Norton parabéns pelas fotos dos alagamentos. Vc mostrou mais uma vez como se faz jornalismo em Itaituba, mesmo eu sabendo q vc não é jornalista. Vc mostrou o pessoal da prefeitura dando apoio aos alagados. Isso é muito bom. Parabéns.

Anônimo disse...

Norton. Vc está de parabens. Seu blog é bastante interativo e democrático. É uma pena que alguns jornalistas que se dizem imparciais, só publiquem comentários e "editoriais" de amigos e políticos influentes.