11 de fevereiro de 2013

FIM DA GARIMPAGEM? QUAIS SÃO OS CULPADOS?

A QUESTÃO SOBRE A PROVÁVEL CONDENAÇÃO À MORTE DO RIO TAPAJÓS VIA ATIVIDADE GARIMPEIRA, NÃO DEVE SER CREDITADA SOMENTE AOS GARIMPEIROS. HÁ VÁRIAS FORMAS DE SE MATAR UM RIO, INCLUSIVE COM A PESCA PREDATÓRIA E O LANÇAMENTO DE ESGOTO NOS RIOS.


PARA CORROBORAR O ACIMA, BASTA OLHAR A ORLA DA CIDADE, PARA VER O ESGOTO QUE DESÁGUA NO RIO TAPAJÓS, BEM COMO A QUANTIDADE ENORME DE LIXO JOGADO POR 'CIDADÃOS' NAS RUAS E RIOS, OU IR NAS DIVERSAS FEIRAS QUE VENDEM PESCADOS, ONDE HÁ TAMANHOS DIVERSOS DE PEIXES DA MESMA ESPÉCIE. ISSO TAMBÉM  CONTRIBUI, E MUITO, PARA A MORTE DE UM RIO.
Peixes (tambaqui) procedentes de Mato Grosso, desembarcados em Itaituba/PA

Peixes (tambaqui) procedentes de Mato Grosso, desembarcados em Itaituba/PA

SABEMOS QUE A EMOÇÃO NUNCA FOI BOA COMPANHEIRA DA RAZÃO, MOTIVO PELO QUAL O SECRETÁRIO JOSÉ COLARES DEVERIA MEDIR AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS PALAVRAS E GESTOS GRANDILOQUENTES, COMO QUERENDO EXIMIR O ESTADO DE SUA GRANDE CULPA NESSA DESORDEM AMBIENTAL, QUE TAMBÉM RECAI SOBRE O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL. NOSSOS VEREADORES TAMBÉM FORAM OMISSOS, ASSIM COMO A SOCIEDADE ITAITUBENSE.

Foto extraída do blog do Jota Parente.

QUANTO AO DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL DUDIMAR PAXIÚBA, NÃO FOI A CAUSA DA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NESTA REGIÃO, MAS O DISCURSO ADIANTOU TAL AÇÃO. DIZENDO ALGUNS QUE O DEPUTADO ESTÁ SOB ORIENTAÇÃO DE ONGS AMBIENTALISTA. NÃO ACREDITO NISSO, MAS SIM NO FATO DE QUE O DEPUTADO ESTÁ MEIO QUE DESORIENTADO POLITICAMENTE, ACHO EU, QUE PELA ETERNA CONTENDA ENTRE ELE E O DEPUTADO ESTADUAL DE NOSSA CIDADE, HILTON AGUIAR. O DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL NA POSSE DA PREFEITA E DOS VEREADORES, ATACANDO A IMPRENSA, É UM BOM EXEMPLO. INCLUSIVE VÁRIOS JORNALISTA DISSERAM QUE, CASO HOUVESSE ALGUMA EMISSORA DE TV ILEGAL, A MESMA TERIA SUA LICENÇA CASSADA QUANDO DAS ELEIÇÕES, JÁ QUE PARA PARTICIPAR DO POOL DA PROPAGANDA ELEITORAL, TODAS DEVEM ESTAR LEGALIZADAS.

CONTUDO, A AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL, NÃO VISAVA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAS O FIM DA SANGRIA NA EVASÃO FISCAL.

HÁ UMA GRANDE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PELA ATIVIDADE DAS PCS? SEM DÚVIDA NENHUMA. MAS CADÊ O ESTADO. O MESMO QUE ARRECADA (VIA SEFA, RECEITA FEDERAL) BILHÕES DE REAIS?

ALGUNS EMPRESÁRIOS DE MINERAÇÃO, INCLUSIVE UM (DIRCEU FREDERICO) PARTICIPA ATIVAMENTE DO ATUAL GOVERNO, JÁ TENDO SIDO CONDENADO POR AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE, SENTEM-SE LIVRES PARA PERPETUAR TAIS AGRESSÕES HAJA VISTA NÃO TEREM PREOCUPAÇÃO COM O PRÓXIMO, BEM COMO POR NÃO HAVER QUALQUER FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO POR PARTE DOS ÓRGÃOS COMPETENTES, SEM FALAR NO JEITINHO BRASILEIRO. 

AQUI EM ITAITUBA ACABOU-SE COM O IBAMA, INCRA, INFRAERO, EMATER (DEPOIS RETORNOU), BOLSA DE VALORES, DAC (AEROPORTO), SEBRAE (FOI E VOLTOU), ALÉM DA INOPERÂNCIA DA AGÊNCIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL.TUDO ISSO SOB A COMPLACÊNCIA DE NOSSAS 'AUTORIDADES', QUE FICAM MAIS FUÇANDO A VIDA DOS ADVERSÁRIOS (PARA MONTAR DOSSIÊS) QUE DO PROPRIAMENTE APONTAR E RESOLVER OS PROBLEMAS DOS MUNÍCIPES.

A COR DO IGARAPÉ  BOM JARDIM É BOM EXEMPLO DISSO.

TODOS NÓS SOMOS CULPADOS. SEJA POR OMISSÃO OU CONVENIÊNCIA. 

Reações:

1 comentários:

Anônimo disse...

Estive lá naquela reunião, e como pessoa sensata que sou tive, em alguns momentos, vontade de vomitar com tanta falta de respeito com com a população itaitubense. Tive "pena" quando o representante do CDL, Davi Meneses, levantou a questão de sua preocupação quanto a morte do Rio Tapajós, alguns garimpeiros que o vaiaram o chamaram de "pau no cú", olha só quanta educação tem esse povo, fora as outras questões que não convém citar aqui. Ficou claro naquela reunião com a "sociedade itaitubense" que os garimpeiros que ali estavam só estavam defendendo seus direitos de explorarem e, agora com conivência do estado e município as riquezas de nossa região sem nem um pouquinho de preocupação com as famílias sem renda desta cidade, ou seja, com o social e arquitetado por ninguem mais e ninguem menos que Sr. Dirceu Frederico, homem íntegro, que se sujeita pelo bem desta população a receber um mísero salário, que dependendo do lugar mal dá pra pagar seu almoço e de sua família. Parabéns pelo TAC assinado com a sociedade itaitubense pelo bem de nosso Tapajós e floresta.
E VIVA A DEMOCRACIA!