28 de fevereiro de 2013

ALEPA MANDARÁ COMISSÃO A ITAITUBA


Tortura em presídio será apurada pela AL



A comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa vai apurar in loco as denúncias de tortura aos presos do Centro de Recuperação Regional de Itaituba, que teriam sido espancados por policiais militares, após a fuga de sete detentos na semana passada. Os familiares dos presos fizeram a denúncia e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará pediu a destituição dos diretores do presídio. Amanhã, os deputados da comissão de Direitos Humanos da AL pretendem ouvir os presos e a direção do local, além de realizar audiência pública à tarde na Câmara Municipal, onde querem ouvir os depoimentos dos familiares dos presos, além de representantes de entidades locais.
O presidente da CDH da AL, deputado Carlos Bordalo, afirma que alguns deputados já solicitaram informações à Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre as denúncias, mas não obtiveram resposta. Ele explica que será necessário verificar como estão as condições da estrutura do presídio e também as explicações da direção do órgão.
Além do presidente da comissão, a comitiva de parlamentares será composta pelo vice-presidente Augusto Pantoja (PPS), Ana Cunha (PSDB), Edmilson Rodrigues (Psol) e pelos que atuam na região, como Josefina Carmo (PMDB) e Nélio Aguiar (PMN), mas não integram a comissão.
(Diário do Pará)

Reações:

11 comentários:

Anônimo disse...

O deputado Hilton espertinho aguiar, já divulgou nota dizendo que não vai está presente. Toda vez que tem algum assunto importante pra ser debatido e que envolva algum conflito ele se retira de fininho pra depois ficar de bem com as duas partes. O homem é liso igual quiabo.
Ele que se cuide o Nélio Aguiar vai dar uma chinelada nele.

Anônimo disse...

NORTON SERIA BOM QUE ESTA COMISSÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E A OAB VIESSE AQUI EM MIRITITUBA E OLHASSE POR NÓS, QUE JÁ ESTAMOS A QUASE TRÊS ANOS DEPOIS DO DESLIZAMENTO E ATÉ HOJE, NINGUÉM, NEM OAB, MINISTÉRIO PÚBLICO, PREFEITURA DE ITAITUBA, OU QUALQUER PESSOA, PARA RESOLVER NOSSA SITUAÇÃO, QUE É DESESPERADORA. SE TALVEZ OS MORADORES ATINGIDOS PELO DESLIZAMENTO FOSSEM BANDIDOS, QUEM SABE A OAB E OS DEPUTADOS ESTARIAM AQUI. UM PENA. E VAMOS CONTINUAR NA MESMA.

Anônimo disse...

A comissão de deputados irá investigar as denuncias de torturas na cadeia pública, como o deputado não faz parte desta comissão, seria um mero expectador nessa situação, o que estão querendo é transformar fuga dos presos em Itaituba e uma dispita política que não está acontecendo, querem fazer tempestade num copo dagua, deputado que trabalha vai até os orgão competentes para solucionar os problemas, igual fez o deputado que se reuniu com o secretário de segurança do estado, e o Isaac que está em Belém porque não foi lá também cobrar explicações, porque ele sabe que lá o buraco é mais em baixo, e seus denuncismo não tem a menor força.

Anônimo disse...

O que incomoda muita gente em Itaituba é que ao invés do deputado Hilton Aguiar ir até a televisão acusar esse ou aquele, ele foi até o órgão que cuida segurança no estado, cobrar providencia, em relação a fuga no presídio de Itaituba, ao contrário de muita gente que a cada fato ruim que acontece em Itaituba tenta ao máximo tirar proveito da situação. Tomara que esse equipe que vem a Itaituba, possa realmente investigar esse fato e que a população realmente vá para cobrar resultado e não fique mais uma vez omissa como sempre acontece em audiencias públicas em Itaituba.

Anônimo disse...

norton quem tem que acompanhar essa problematica que está acontecendo são os deputados aqui da nossa região, porque eles conhecem os problemas daqui, aqui precisa urgente de uma cadeia agricola para colocar esses bandidos para trabalhar, para pagar suas despesas e um centro de recuperação para menores infratores que a cada dia estão tirando o sossego da sociedade.

Anônimo disse...

AMIGO NORTON E MUITO PREOCUPANTE TODA ESSA SITUAÇAO ENVOLVENDO ESSES POLICIAIS NESSA INVASÃO DA CASA PENAL DE ITAITUBA, COMENTA-SE JA ENTRE MEMBROS DA CORPORAÇÃO QUE SE OS POLICIAIS ENVOLVIDOS FORAM PREJUDICADOS POR CAUSA DESSAS DENUNCIAS, TODOS ESTAO DISPOSTO A CRUZAR OS BRAÇOS, AGORA EU TE PERGUNTO COMO FICARA A SOCIEDADE NA MAOS DESSES MARGINAIS? ACHO QUE NOS EMPRESARIOS TEMOS QUE NOS UNIR E NAO DEIXAR ISSO ACONTECER, CADE A CDL, VAMOS ACORDAR E VAMOS CONVERSAR COM ESSES DEPUTADOS E NAO DA OUVIDOS SO PARA OS ADVOGADOS DESSES BANDIDOS.

Anônimo disse...

Engraçado vi uma carta em que os detentos dizem que são serem humanos igual a nós, mas porque eles só viram seres humanos quando estão presos, pois quando estão soltos agem como animais irracionais, cometem assassinatos, roubam, agridem, estupram, mas eles acham isso normal pois tem direito a sair em determinadas epocas do ano nos chamados indutos, mas voltam a praticar crimes, então esses "cidadãos" se comportam como seres humanos? Se que a sociedade deve tolerar este tipo de atitude e achar normal. As pessoas deveriam ir amanhã até a câmara para alem de cobrar dignidade para os que estão presos, cobrar dignidade para as pessoas que estão livre e não cometeram crime algum e merecem ser tratados como "seres humanos".

Anônimo disse...

AMIGO MUITO INTERESSANTE SEU COMENTARIO, CONCORDO COM VOCÊ, PRINCIPALMENTE AS PESSOAS EOS FAMILIARES QUE FORAM VITIMAS DESSES BANDIDOS.

Anônimo disse...

Todos os deputados que fazem parte desta comissão foram contra a criação do estado do tapajós, então as pessoas que estão conduzindo esses deputados em Itaituba, deveriam mostrar pra esses deputados porque queremos a criação estado do tapajós, pois ele viviam dizendo que aqui era muito bom e quem qiueria a divisão eram meia duzia de pessoas de outros estados, essa é a hora meu povo, pois esses deputados não viram à Itaituba tão cedo novamente, vamos mostrar a nossa força e unidos com certeza somos mias forte.

Anônimo disse...

cade o deputadozinho local, sumiu ou como sempre faz se esconde, porque tem a rabo preso que diga o promotor Antonio Manoel Cardoso Dias,apurar o farto ótimo mas pra que tantos deputados sera que não tem o que fazer em Belém, e um deles apoveita a mordomia estatal de diarias e outras benesses e fica pra clinicar, esta paizinho, mas vamos aguardar o resultado de tanto gastocom dinheiro público.

Anônimo disse...

NORTON EU ADMIREI MUITO A VC, ACHO Q VC FOI O ÚNICO DENTRE OS BLOGUEIROS E SITES QUE NÃO SE DEIXOU LEVAR POR CONVERSAS FIADAS. Q O SR CONTINUE ASSIM SEMPRE COM RESPONSABILIDADE.
POR QUE É MUITO FÁCIL ACUSAR, O DIFÍCIL É PROVAR. FALO COM TODA CONVICÇÃO Q EM NENHUM MOMENTO ALGUM DETENTO FOI ESPANCADOS OU TORTURADO COMO A OAB AFIRMA, FOI SIM USADO DA FORÇA NECESSÁRIA PARA CONTER OS DETENTOS, TENDO EM VISTA Q JA TINHA OUTRAS CELAS SERRADAS E O PLANO DELES ERA UMA FUGA EM MASSA DE MAIS DE 100 DETENTOS E COM ISSO SE RECUSAVAM A SAIR DAS CELAS E QUANDO SAIAM VINHAM COM TUDO PRA CIMA DA GUARNIÇÃO, NESSE MOMENTO ACHO Q A OAB QUERIA Q OS POLICIAIS FIZESSEM CARINHOS NELES, ACHO QUE ERA ISSO. E TENHO CERTEZA Q SE NÃO FOSSE UMA TROPA DE ELITE COM TREINAMENTO ADEQUADRO IRIA ACONTECER O PIOR, POR NENHUM POLICIAL É PAGO PRA PEGAR PORRADA DE BANDIDO, PEGAR ESTOCADA. POR QUE A OAB AFIRMA Q OS DETENTOS SÃO SANTINHOS, MAS ELES ENCONTRARAM O GTO COM FERROS PONTIAGUDOS,, COM ÁGUA QUENTE. E ERAM APENAS NOVE DO GTO DIVIDIDOS EM DUAS GUARNIÇÕES, PRA CONTER MAIS 80 PRESOS. A FORÇA NECESSÁRIA PARA CONTER É LEGIMA, POR Q SE AO CONTRARIO OS PRESOS DOMINARIAM
O PRESIDIO.
Tapajós