28 de janeiro de 2013

DONO DA BOATE E DOIS INTEGRANTES DE BANDA SÃO PRESOS

AO VIVO: Siga minuto a minuto a cobertura da tragédia em Santa Maria, RS

13h13 – Guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, que tocava na boate Kiss quando o incêndio começou, afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha que um extintor de incêndio não funcionou no momento em que começaram as chamas:
“A gente estava tocando, tocamos cinco músicas, aí começou uma faisquinha de nada, mas a gente seguiu tocando. Quando eu olhei pra cima já estava pingando e começou a pegar fogo mesmo. Os guris tentaram apagar, jogaram um pouco d´água. O segurança alcançou para nós o extintor, mas não funcionou e aí se espalhou muito mais, e o desespero pegou. Descemos do palco, não teve o que fazer.”
12h47O Ministério da Saúde já entrou em contato com os bancos de pele da Argentina, Uruguai e Peru para receber doações para as vítimas de Santa Maria, segundo informações da Globonews.
12h43 – “Na minha opinião deveria ser proibido o uso de equipamentos pirotécnicos ou fogos de artifícios em ambientes fechados”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, sobre a tragédia em Santa Maria. O governador afirmou ainda que o Estado não está “preparado” para fiscalizar todas as casas noturnas.
12h41 – Três vítimas do incêndio da boate Kiss eram funcionários do Fórum de Santa Maria.  Eram eles: Rosane Fernandes Rehermann (Oficial escrevente), Natana Pereira Canto (telefonista) e Sérgio Krauspenhar da Silva (estagiário). Além dos três, entre as vítimas estavam um bacharel em Direito, uma advogada e vários estudantes de Direito. Por causa das perdas, o foro local foi fechado por três dias e o Tribunal Regional do Trabalho também não funciona até o dia 4 de fevereiro.
12h33 – A polícia afirma que pediu a prisão temporária supostos responsáveis pela tragédia em Santa Maria exatamente porque os integrantes da banda e os sócios estavam fora da cidade. De acordo com eles, os proprietários da boate e os músicos estavam criando obstáculos para as investigações. Há mais de dois meses as câmeras de segurança da Kiss não funcionavam e, por isso, as imagens não foram disponibilizadas. A prisão dos três teve parecer favorável do promotor Joel Oliveira.
Além dos sócios e dos músicos, familiares dos proprietários também podem ser indiciados pois a razão social da boate encontra-se registrada em seus nomes.
A perícia, que já está no local, vai tentar comprovar o que causou o incêndio, se havia mais de mil pessoas na boate (capacidade máxima da casa de shows) e se realmente havia apenas uma saída de emergência. As investigações estão sendo acompanhadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

12h21Os músicos da banda Gurizada Fandangueira e o sócio da boate Kiss que foram presos na manhã desta segunda-feira, 28, estavam fora de Santa Maria por medo de linchamento. Dois foram presos na cidade de Mata, a pouco mais de 80 quilômetros de Santa Maria. O terceiro preso estava em Cruz Alta, a 132 quilômetros da cidade onde ocorreu o incêndio. Outro sócio da boate já foi encontrado, mas não foi preso ainda pois encontra-se hospitalizado em uma cidade vizinha à Santa Maria.
12h13 – Cinco ministérios estão mobilizados para ajudar as vítimas e os familiares  da tragédia no Rio Grande do Sul.
12h11 – Setenta e duas pessoas serão enterradas nesta segunda nos cemitérios de Santa Maria. Neste momento, no Santa Rita, localizado no bairro São José, há grande movimento. Neste momento seis jovens estão sendo velados e outros quatro sepultados.
12:06 - 
O ministro da Defesa, Celso Amorim, lamentou o episódio ocorrido em Santa Maria. De acordo com o ministro, as Forças Armadas estão à disposição para prestar apoio contínuo.
“Expresso, em nome do Ministério da Defesa, a firme disposição das Forças Armadas de prestar contínuo apoio aos esforços para amenizar os efeitos desse triste episódio, do qual, estou seguro, todos sairemos mais fortes”, escreveu o ministro em nota divulgada nesta segunda. (Com informações da Agência Brasil).
12:01 - Devem ser enterradas nesta segunda-feira, em Santa Maria, no mínimo 154 pessoas. Cerca de 90 só no cemitério municipal.
11: 58 - Os músicos da banda o sócio da boate Kiss que foram presos na manhã desta segunda-feira, 28, estavam fora de Santa Maria por medo de linchamento. Dois foram presos na cidade de Mata, a pouco mais de 80 quilômetros de Santa Maria.O terceiro preso estava em Cruz Alta, a 132 quilômetros da cidade onde ocorreu o incêndio.
11:53 - O festival Planeta Atlântica, promovido pelo grupo RBS, foi suspenso por sete dias em respeito à memória das vítimas da tragédia em Santa Maria. Veja a nota oficial.
11:45 - Nesta segunda, setenta e duas pessoas  estão sendo enterradas nos cemitérios de Santa Maria.
11:27 – A Justiça decretou a prisão temporária de 4 pessoas. Três delas já foram executadas.

11:19 – O delegado Marcelo Arigony, um dos responsáveis pela investigação, afirmou que a prisão temporária das três pessoas – dois integrantes da banda e um sócio da boate – é de caráter cautelar e serve para contribuir para a apuração dos fatos. “Se elas forem as responsáveis, elas serão punidas. Esses presos são presos para a investigação”, explicou Arigony.
11:02CORREÇÃO – Ao contrário do que informou o Estado às 10:25 neste blog, a prisão de dois integrantes da banda e de um sócio da boate é temporária, não provisória.
11:01 – Mais quatro corpos foram enterrados na manhã desta segunda-feira, 28, no cemitério Santa Rita. Desde o domingo, novas covas são abertas para aguentarem a demanda. A informação é que os cemitérios municipais não têm vaga.
10:43 – A Prefeitura de Santa Maria divulgou lista atualizada de vítimas fatais do incêndio na boate Kiss. Segundo a nova recontagem feita pela Defesa Civil, 236 morreram na tragédia e 79 pessoas estão internadas na rede hospitalar da cidade.

10:36 –
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estendeu a suspensão de todas as atividades acadêmicas até o dia 1º de fevereiro por causa da tragédia. No site da instituição, o símbolo de luto. Ao menos 101 mortos eram estudantes da universidade.
 10:25 - Dois dos suspeitos que tiveram prisão provisória nesta segunda-feira são integrantes da banda. O terceiro é um dos proprietários da boate. As informações são do enviado especial Diego Zanchetta.
10:23 - Dois militares cariocas morreram na tragédia. De acordo com a CBN, uma das vítimas passava férias em Santa Maria. O outro militar havia sido transferido.

10:22 – A polícia faz a reconstituição do incêndio a partir do depoimento de sobreviventes.
10:19 - No Cemitério Santa Rita já foram enterrados quatro corpos. E mais chegam a cada momento. Desde ontem novas covas são abertas para aguentar a demanda. A informação é que os cemitérios municipais não têm vaga.

10:05 - O delegado titular da 3ª DPR de Santa Maria, Marcelo Arigony, afirmou ao Estado que três pessoas tiveram prisão provisória na manhã desta segunda-feira, 28. Elas teriam responsabilidade pelo incêndio na boate Kiss que deixou mais de 230 mortos. Segundo ele, há um quarto mandado de prisão para ser cumprido, mas o suspeito está hospitalizado. Os nomes ainda não foram divulgados. Mais informações em instantes.
10:01 – Famosos aproveitaram as redes sociais para lamentar a tragédia em Santa Maria, RS. Lady Gaga, Axl Rose, Ronaldo e outras personalidades registraram luto pelo Twitter.

9:55 - O enterro de Natana Pereira Canto, de 20 anos, está marcado para as 15h. Segundo seu irmão, Michael Pereira Canto, de 29 anos, ela era solteira e fazia o curso de Direito. Foi para a boate acompanhada de uma amiga, Daniele, que conseguiu escapar da tragédia.  As informações são do enviado especial Pablo Pereira.
9:53 - Há neste momento 12 caixões no ginásio municipal de Santa Maria, onde o velório de vítimas continua. Os enterros já começaram nos dois principais cemitérios da cidade e devem terminar às 16h desta segunda-feira, 28.
9:50 - Outro corpo, de uma jovem identificada como Ana Paula Rodrigues, de 21 anos, está no caminhão do Exército. Era o último dos 232 que passaram pelo ginásio onde o velório coletivo foi realizado. Está sendo transferido para o IML e, depois, será levado ao Mato Grosso do Sul, onde ficam seus familiares.
9:37 - De acordo com a rádio CBN, Fernando Haddad  avalia a situação de licenciamentos em São Paulo com comissão. Discute-se a possibilidade de mudança na legislação e fiscalização de eventos fechados na capital paulista. 
9:33 – Cerca de 30 vítimas da tragédia em Santa Maria devem receber alta na manhã desta segunda-feira, 28. Oitenta pessoas estão internadas em estado grave após incêndio na boate Kiss e respiram com a ajuda de aparelhos. 
9:26 - O enviado especial Lucas Azevedo relata que uma carreata silenciosa foi realizada por familiares e amigos das vítimas na manhã desta segunda-feira a caminho do cemitério Santa Rita, onde grande parte das vitimas será enterrada.
9:15 – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira, 28, que o Brasil já entrou em contato com bancos de pele de outros países para garantir o atendimento das vítimas do incêndio. A maioria sofreu intoxicação respiratória, mas cerca de 20% dos pacientes têm queimaduras gravesAs últimas informações são de que mais de 300 pessoas foram atendidas em unidades de saúde do município de Santa Maria.
9:00 – Familiares acompanham o velório coletivo realizado no ginásio municipal de Santa Maria. A polícia confirmou a identificação de todos os mortos no incêndio nesta segunda-feira, 28.

8:55 - Pessoas deixam flores em frente à boate Kiss, onde um trabalho de perícia já está sendo realizado para investigar as causas do incêndio que deixou 231 mortos na madrugada de domingo, 27.
8:44 – Os corpos das vítimas do incêndio na boate Kiss já começaram a ser sepultados no Cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, onde devem ocorrer ao menos 30 enterros nesta segunda-feira. Em média, o local realiza cinco sepultamentos por dia. Outros 50 enterros devem ser realizados no Cemitério Ecumênico a partir das 9h.  (Com informações do G1
8:36 -Acompanhe a cobertura especial da Rádio Estadão 
8:28 - Os jornais portugueses desta manhã dão destaque ao incêndio corrido na boate Kiss. O jornal mais popular de Portugal¸ Correio da Manh㸠informa na primeira página que “Fogo em discoteca matou 233 no Brasil”. O tradicional Diário de Noticias traz na manchete “O terror na discoteca que matou 233”. O jornal O Público (também de Lisboa) explica que “o uso de um engenho pirotécnico numa discoteca no Sul do Brasil causou um desastre que provocou a morte de 232 jovens e mais de cem feridos”. Durante o dia de ontem (27), os portugueses viram pela TV e pela internet imagens feitas por amadores, que mostravam a tragédia¸ os resgates e a atuação do Corpo de Bombeiros em Santa Maria.
O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, participava junto com a presidenta Dilma Rousseff da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos, Caribe e União Europeia em Santiago, no Chile; de onde ela embarcou para prestar solidariedade aos parentes das vítimas em Santa Maria.
O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, chegou a enviar carta de condolências a Dilma Rousseff. Na mensagem,  Cavaco Silva afirmou que, “com profunda consternação”, tomou conhecimento “das trágicas consequências provocadas pelo incêndio numa discoteca, em Santa Maria”. Ele transmitiu “profundo pesar” e “solidariedade” à presidenta, às famílias das vítimas e ao povo brasileiro.
Os canais internacionais disponíveis em Portugal, inclusive de emissoras brasileiras, também transmitiram as cenas do incêndio no Rio Grande do Sul. (Com informações da Agência Brasil)
8:09 - Cerca de 80 pessoas estão em estado grave após o incêndio na boate Kiss. Elas apresentam quadro de intoxicação respiratória e continuam internadas em hospitais de Santa Maria e Porto Alegre. A informação é do ministro da Saúde Alexandre Padilha, que concedeu entrevista nesta manhã,  no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Padilha informou que 40 feridos estão em hospitais de Santa Maria e outros 39 seguiram para centros de referência no atendimento a queimados em outras cidades, 37 deles em Porto Alegre, ao longo da madrugada desta segunda-feira. Mais remoções devem ocorrer durante o dia. (Com informações do Zero Hora)
Agência Estado
7:54 - Foi publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto em que a presidente Dilma Rousseff declara luto oficial de três dias em todo o País pelas vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
7:50 - Trabalho da perícia na boate Kiss foi retomado nesta manhã. Pessoas que passam pelo local se emocionam ao ver o cenário da tragédia.
7:36 - O Secretário-Geral das Nações Unidas,  Ban Ki-moon, fez um pronunciamento para expressar suas condolências às famílias e amigos das vítimas do incêndio na boate Kiss. Por meio do porta-voz, ele expressou sua perplexidade:
“O Secretário-Geral ficou abalado ao saber do trágico incêndio que ocorreu em uma boate na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele ficou especialmente comovido com a notícia do grande número de jovens, incluindo estudantes universitários, que segundo relatos faleceram como resultado do fogo”, disse o porta-voz.
Ban Ki-moon ainda enviou mensagem às autoridades brasileiras e ao restante da população brasileira:
“O Secretário-Geral expressa suas condolências às famílias e amigos daqueles cujas vidas foram perdidas, bem como ao governo e ao povo brasileiro, neste momento de luto nacional“.
7:20 - Um ato ecumênico, em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss, está previsto para ocorrer a partir das 8h de hoje (29) em Santa Maria. A celebração será feita pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert. no Centro Desportivo Municipal (CDM), onde está sendo velada parte das vítimas.
Até a madrugada de hoje (29), apenas um corpo, de uma mulher, ainda não havia sido identificado. Oito corpos, já identificados, ainda não tinhamE sido procurados pelas famílias e foram transferidos para caminhões refrigerados.
Após o reconhecimento do corpo, muitas famílias preferiram retirá-lo do centro esportivo e levar para a cidade natal ou para velórios particulares. Na madrugada, pouco mais de 40 corpos permaneciam no CDM.

O enterro da maior parte das vítimas deverá ocorrer no cemitério municipal, onde o Exército já trabalhava desde ontem para abrir as covas. Ainda não há previsão de horário para a despedida final aos universitários que morreram, em sua maioria, asfixiados com a fumaça do incêndio. Muitos corpos foram levados para outras cidades próximas a Santa Maria e para Porto Alegre (RS). (Com informações da Agência Brasil)
7:05 – No início da madrugada desta segunda-feira, 28, a Secretaria da Segurança do Governo do Rio Grande do Sul divulgou uma lista atualizada com as 231 vítimas identificadas no incêndio de Santa Maria.

Reações:

0 comentários: