8 de dezembro de 2012

PET - DA GARRAFA À CAMISA. SOLUÇÕES ECOLÓGICAS


Garrafas PET podem se tornar camisas. Saiba como!

Principal objetivo é preservar o meio ambiente

Atualmente, os cuidados com o planeta Terra e seus recursos naturais estão presentes em ações que vão desde a separação do lixo à confecção de produtos de moda, ações bastante difundidas para promover a conscientização ambiental. As ideias, muito criativas que primam pela sustentabilidade, se espalham mundo afora.
Em Belém, uma iniciativa vem ganhando destaque por meio da empresa Amazon Eco. As camisas feitas de garrafas PET, aquelas que levam 450 anos para se decompor, são 100% ecológicas, com 50% PET e 50% algodão. Além de favorecerem o meio ambiente, são confortáveis, macias e muito adequadas ao clima quente e úmido da região Amazônica. Elas são confeccionadas com apenas duas garrafas PET de dois litros. Quer saber como é o processo de confecção das camisas? Assista ao vídeo abaixo:

Através do projeto 'Eu Faço a Diferença no Mundo', que propõe retirar cinco milhões de garrafas PET das ruas em 10 anos, o proprietário da empresa, Luiz Faistauer, conta que algumas empresas, instituições públicas e a sociedade de um modo geral já reconhecem a importância desse trabalho. 'Nós realizamos aqui em Belém algumas parcerias com as escolas, por exemplo. Fazemos campanhas em que os alunos coletam essas garrafas para viabilizar a produção de uniformes. Participamos também de eventos, como congressos e feiras', explica.
As camisas ainda não são confeccionadas na capital paraense, mas as garrafas são recolhidas aqui e enviadas para uma fábrica em São Paulo. A Amazon Eco recebe a peça pronta e vende em eventos, como congressos e feiras, a um preço acessível. 'Ainda estamos em busca de parcerias junto a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), um local para articularmos ações com as cooperativas de catadores e assim gerar um impacto positivo aqui no Pará e na região Norte como um todo', revela Faistauer.
Outros produtos- A Planta Mágica é uma semente em que você pode gravar um nome, uma logomarca, uma mensagem e dar de presente ou de brinde. Uma empresa que queira colocar sua marca ou alguém que queira escrever uma mensagem de aniversário ou casamento, por exemplo, pode pegar essa semente que ficará gravada e em alguns dias a planta começa a brotar e aparecerá o nome, a logomarca, o desenho ou a mensagem no broto da planta. É uma lembrança bem diferente, inovadora e sustentável.
Papel semente - Basicamente é um papel reciclado que, em sua composição, possui sementes preparadas. Você pode fazer um convite, um crachá, um cartão, entre outros produtos. Ao invés de ler e jogar fora, a pessoa poderá plantar o cartão, com as devidas instruções. Quando ela brotar, nascerá uma flor ou uma hortaliça, dependendo das sementes escolhidas.
Caneta biodegradável - Parece de plástico, mas na verdade é uma resina orgânica. O dia que for descartada, pode ser colocada num vaso, que ajudará na compostagem da planta e se decompõe em até 180 dias. 'É muito legal, porque ela é prática e ainda ajuda no plantio. Ela é sustentável mesmo', afirma Faistauer.
São soluções como essa que podem ajudar na preservação da natureza, a partir da reutilização de seus recursos, de reciclagem e, ao mesmo tempo, podem ser viáveis economicamente para empresas reduzirem os impactos ambientais.
Redação Portal ORM

Reações:

0 comentários: