23 de dezembro de 2012

HOJE NA HISTÓRIA


FATOS HISTÓRICOS OCORRIDOS EM 23 DE DEZEMBRO
Nasce o escritor Gregório de Matos, o “Boca do Inferno” - The History Channel Brasil

NASCE O ESCRITOR GREGÓRIO DE MATOS, O “BOCA DO INFERNO”

23 de dezembro de 1636
No dia 23 de dezembro de 1636 nascia, em Salvador (BA), o escritor Gregório de Matos Guerra, conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Morto no dia 26 de novembro de 1695, ele é considerado um dos grandes poetas barrocos do Brasil e também ficou conhecido pelas suas críticas corrosivas contra a Igreja Católica, políticos e a cidade de Salvador.
Nascido em um família com boa situação financeira, Gregório de Matos mudou-se para Portugal em 1652 para estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou cânone, em 1661. A partir daí, assume alguns funções jurídicas no governo português. Em 1682 foi nomeado por D. Pedro II tesoureiro mor da Sé. No ano seguinte, retornou ao Brasil. Sua vida começou a mudar em seguida, após seu desentendimento com o arcebispo na Bahia – a quem Gregório de Matos deveria se reportar – e foi destituído do cargo. A partir de então, ele começa a satirizar em seus poemas a Igreja, os costumes e a cidade de Salvador. Desenvolve uma poesia corrosiva, erótica/pornográfica e, por conta disso, foi colecionando inimizades.
Gregório de Matos passou a receber ameaças e, em 1694, acusado por vários lados, foi deportado para Angola. Lá, ele ajudou o governo local a combater uma conspiração militar e recebeu a permissão de voltar ao Brasil. Contudo, decidiu morar em Recife, onde morreu no dia 26 de novembro de 1695 por conta de uma doença contraída em Angola.
Depressivo, Vincent Van Gogh corta parte da sua orelha - The History Channel Brasil

DEPRESSIVO, VINCENT VAN GOGH CORTA PARTE DA SUA ORELHA

23 de dezembro de 1888
No dia 23 de dezembro de 1888, o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh, que sofria de depressão, cortou parte de sua orelha esquerda, na cidade francesa de Arles. O pintor levou o pedaço cortado para uma prostituta amiga sua. O motivo da automutilação teria sido um desentendimento com Gauguin, durante uma caminhada, em que Van Gogh mostrou uma navalha aberta e assustou o amigo. Após cortar a própria orelha, Van Gogh voltou para sua casa e dormiu como se nada houvesse acontecido. Ele foi encontrado pela polícia desmaiado e ensanguentado. Foi levado ao hospital, onde ficou por 14 dias. Assim que recebeu alta, pintou o “Auto Retrato com a Orelha Cortada”.
Após o episódio, o comportamento de Van Gogh piorou e ele começou a sofrer com paranoias, imaginando que alguém quer lhe envenenar. Com isso, sofre novas internações, mas nenhuma delas dá resultado definitivo.
Deprimido, no dia 27 de julho de 1890 o pintor vai ao campo, onde teria dado um tiro contra o próprio peito. Ele morreu dois dias depois, em Auvers-sur-Oise, aos 37 anos de idade.
Morre o ilustrador norte-americano Charles Dana Gibson - The History Channel Brasil

MORRE O ILUSTRADOR NORTE-AMERICANO CHARLES DANA GIBSON

23 de dezembro de 1944
No dia 23 de dezembro de 1944 morria em Nova York, nos EUA, o ilustrador Charles Dana Gibson. Ele estudou arte em NY e começou a contribuir com desenhos para as publicações Life, Scribner's, Harper's e Century. Nascido no dia 14 de setembro de 1867, em Roxbury, em Massachusetts, com os seus desenhos, ele definiu o ideal de beleza dos Estados Unidos na virada do século XX. O estilo refinando de sua obra, com caneta e tinta, foi amplamente imitado. Por conta de seu talento, Gibson era muito bem pago pelos seus desenhos. Ele ainda publicou muitos desenhos satirizando a alta sociedade.

Reações:

0 comentários: