3 de dezembro de 2012

E A CULTURA?

TODO ANO É A MESMA COISA!

GRUPOS CARNAVALESCOS, GRUPOS DE DANÇAS, QUADRILHAS E AGORA MAIS RECENTEMENTE, OS PEIXES E AS GALINHAS! TODOS DEIXAM PARA A ÚLTIMA HORA A ARRECADAÇÃO DE VALORES PARA REALIZAÇÃO DOS EVENTOS. FOI ASSIM NO GOVERNO DO ROSELITO, NO DO VALMIR TAMBÉM. E TUDO SE ENCAMINHA PARA CONTINUAR NO GOVERNO DE ELIENE NUNES.

MUITOS CRITICARAM O GOVERNO DE VALMIR CLIMACO POR TER SUPOSTAMENTE DEIXADO DE INCENTIVAR A CULTURA. AGORA, NOTA-SE QUE FOI MAIS UMA QUESTÃO POLÍTICA ESSAS CRÍTICAS; EIVADAS DE OPORTUNISMO ELEITORAL E SEM QUALQUER RESPONSABILIDADE.

PARA MUITOS EM NOSSA CIDADE, A CULTURA É FEITA DE MOMENTO. MOMENTO DE CARNAVAL. MOMENTO DE FESTAS JUNINAS, MOMENTO DE COPA OURO, E ULTIMAMENTE MOMENTO DE GALINHA, PEIXE, CACAU E MANDIOCA. MAS AO CONTRÁRIO DA DEFINIÇÃO DE CULTURA PARA ESSAS PESSOAS, A CULTURA PROPRIAMENTE DITA ACONTECE TODOS OS DIAS. É FEITA CONTINUAMENTE, SEJA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO E RÁDIO, COM OFICINAS NAS ESCOLAS E NOS ESPAÇOS PÚBLICOS, INCLUSIVE AEROPORTOS, AQUANDO DA CHEGADA DOS VISITANTES. TAMBÉM É TRANSMITIDA EM CASA,  NAS CANTIGAS DE NINAR E NAS RODAS DE CONVERSAS, QUE HÁ MUITO DEIXARAM DE EXISTIR EM FUNÇÃO DA TELEVISÃO E HOJE, DEVIDO À INTERNET.

QUANDO HÁ UM GRUPO DISPOSTO A 'TRABALHAR' ESSA CULTURA, É EM PROVEITO PRÓPRIO, NÃO PRESTANDO CONTAS NEM À SOCIEDADE. MUITO MENOS AOS BRINCANTES. DINHEIRO PARA REALIZAÇÃO DESSES EVENTOS CULTURAIS SÓ JORRA DE ÓRGÃOS PÚBLICOS, SEJA MUNICIPAL OU ESTADUAL. 
ESSAS 'ENTIDADES' REPRESENTATIVAS DE UMA CULTURA MULTIFACETADA, QUE NO FUNDO NÃO REPRESENTA A NOSSA CULTURA, E MUITO MENOS PROCURA DESENVOLVER A CULTURA MARANHENSE, QUE AQUI TEM MUITOS FILHOS.

A PREFEITURA QUANDO DOA R$5.000,00 A ESSAS ENTIDADES FOLCLÓRICAS, PRESTA CONTAS DE R$10 MIL OU MAIS,  HAJA VISTA ELAS NÃO TEREM QUALQUER REGISTRO COMO EMPRESA, TEM QUE ESQUENTAR NOTAS NO COMÉRCIO. NO FINAL, UMA DOAÇÃO DE CINCO MIL REAIS, ACABA SAINDO POR DEZ MIL OU MAIS, ANTE ESSA COMPRA DE NOTAS NO COMÉRCIO LOCAL.

EM SUA PALESTRA NA FACULDADE TAPAJÓS, O PREFEITO VALMIR CLIMACO FALOU ABERTAMENTE SOBRE OS DESVIOS PERPETRADOS PELA AGRUSFOCITA NOS COFRES PÚBLICOS QUANTO A VERBAS DA CULTURA.

O BLOG ESTÁ À DISPOSIÇÃO DESSA ENTIDADE CASO ESTÁ QUEIRA FAZER ESCLARECIMENTOS SOBRE TAIS DENÚNCIAS. 

A CULTURA PRECISA DE PLANEJAMENTO E ISSO REQUER PESSOAS CAPACITADAS. QUE ENTENDAM DE PLANEJAMENTO, DIVULGAÇÃO E FINANCIAMENTO, PRINCIPALMENTE VIA LEI ROUANET. MAS PARA ISSO ESSAS AGREMIAÇÕES DEVEM SER REGULARIZADAS (CNPJ E ESTATUTO), O QUE NÃO SE VÊ EM ITAITUBA.

O AMADORISMO E A BOA VONTADE NÃO SÃO MAIS REQUISITOS PARA A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA, QUE É UM EVENTO QUE GERA RENDA E EMPREGO. COMO FALTA DESSA CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO, O MUNICÍPIO ESTÁ ASSOLADO PELO ESTILO MUSICAL DE GOSTO DUVIDOSO, IMPORTADO DA CAPITAL DO ESTADO.

Reações:

1 comentários:

Ancelmo disse...

Meu compadre Norton Sussuarana quando é que terminar esse namoro sem beijo? isso sim é que é paixao!