20 de novembro de 2012

SENNA. O MELHOR DE TODOS, SEGUNDO BBC

Britânicos fazem top 20 da F1 e colocam Senna no primeiro lugar




Campeão mundial em 1988, 1990 e 1991, Ayrton Senna é o melhor piloto da história da Fórmula 1, segundo a rede estatal britânica BBC. O site da emissora publica nesta terça-feira um perfil do brasileiro, morto no Grande Prêmio de San Marino de 1994, e o coloca como o "número 1" entre os 20 automobilistas que foram retratados no total.
A série de perfis dos melhores pilotos da F1 da rede começou a ser publicada em março e chegou ao fim nesta terça-feira. Os membros da equipe que cobre a categoria pela emissora foram convidados a fornecer o top 20 histórico de cada um - combinados, os nomes resultaram na lista comandada por Senna.
No perfil do brasileiro, os comentaristas Murray Walker e Andrew Benson apontam que a "morte, talvez inevitavelmente, deu à lenda de Ayrton Senna um brilho romantizado". O piloto morreu no volante da Williams em um acidente no circuito de Ímola, aos 34 anos de idade, em 1º de maio de 1994.
"A grandeza do homem e o brilhantismo do modo como dirigia é facilmente lembrada, a escuridão ocasional de sua psique não tanto, talvez", lê-se no perfil. "Mas é um desserviço a Senna honrar apenas uma parte de seu legado. O significado dos seus feitos não podem ser entendidos apropriadamente sem uma total apreciação de suas origens".
O texto ainda aponta que "provavelmente nenhum piloto na história da Fórmula 1 dedicou-se mais ao esporte, deu mais de si mesmo em sua inflexível perseguição do sucesso. Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento cru e algumas vezes de uma determinação espantosa".

BBC ainda analisa que Senna, cuja carreira na categoria se encerrou com 41 vitórias e 65 pole positions em 161 Grandes Prêmios disputados, tinha a expressão de um "herói romântico, um carisma que poderia acalmar qualquer sala, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com a qual milhões sentiam que podiam se identificar".
"Tudo isso fez dele um semi Deus no Brasil e admirado por todo o mundo como poucos esportistas foram antes ou desde então", prossegue a rede. "Mas com essa determinação e seu próprio conhecimento de quão bom ele era, veio uma sensação de direito que era menos atraente e que o levou a tomar ações que colocaram sua própria vida - e a vida de seus oponentes - sob risco".
Confira o top 20 dos melhores pilotos da história da F1 segundo a rede BBC:
1. Ayrton Senna (Brasil) 
2. Juan Manuel Fangio (Argentina)
3. Jim Clark (Grã-Bretanha)
4. Michael Schumacher (Alemanha)
5. Alain Prost (França)
6. Stirling Moss (Grã-Bretanha)
7. Jackie Stewart (Grã-Bretanha)
8. Sebastian Vettel (Alemanha)
9. Niki Lauda (Áustria)
10. Fernando Alonso (Espanha)
11. Alberto Ascari (Itália)
12. Gilles Villeneuve (Canadá)
13. Nigel Mansell (Grã-Bretanha)
14. Mika Hakkinen (Finlândia)
15. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
16. Nelson Piquet (Brasil)
17. Emerson Fittipaldi (Brasil)
18. Jack Brabham (Austrália)
19. Graham Hill (Grã-Bretanha)
20. Jochen Rindt (Áustria)
FONTE: jornaldobrasil

Reações:

1 comentários:

Anônimo disse...

A Argentina sempre em segundo lugar, kkkkk.. Valeu Senna, nosso eterno ídolo... Chico Jr.