21 de novembro de 2012

GLONASS VERSUS COMPASS VERSUS GPS


GLONASS

(Em russo: ГЛОНАСС; Глобальная Навигационная Спутниковая Система ;[Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema]; Sistema de Navegação Global por Satélite) é o sistema de navegação por satélite russo, equivalente ao NAVSTAR GPS norte-americano de navegação por satélite e já está disponível para uso nos aparelhos mais modernos.
Desenvolvimento de GLONASS começou na União Soviética em 1976. Começando em 12 de Outubro de 1982, muitos foguetes foram lançados, adicionando satélites ao sistema até que a "constelação" foi concluída em 1995. Na década de 2000, sob a presidência deVladimir Putin, a restauração do sistema foi feita com grande prioridade do Governo e o financiamento foi aumentado substancialmente. GLONASS é, atualmente, o programa mais caro da Agência Espacial Federal Russa, consumindo um terço do seu orçamento em 2010.
A "constelação" do GLONASS, hoje composta por 24 satélites, está espalhada equidistantemente em três níveis orbitais com oito satélites em cada. Em dezembro de 2007 foram lançados 14 satélites de segunda geração para compor o sistema. Sua cobertura global foi completada apenas em outubro de 2011, com a restauração do sistema. O GLONASS tornou-se um sistema alternativo aoGPS americano e ao Galileo europeu. O governo dos EUA, as vezes, desativa o acesso para o uso civil, como aconteceu nas operações militares no Iraque.
Atualmente
O projeto dos satélites GLONASS sofreu diversos melhoramentos, com a última versão sendo GLONASS-K. Sua vantagem, em comparação aos outros, é de ser gratuito na resolução máxima, em decímetros. Hoje em dia, os EUA não oferecem isso com o seuGPS, e com o Galileo, europeu, há previsão de cobrança de uma tarifa de precisão após seu início de operação, previsto para 2013.
A Rússia ofereceu cooperação com empresas brasileiras para o uso em seus equipamentos.

COMPASS

Compass ou Beidou-2 é o sistema chinês de posicionamento global por satélite.
China está implementando o seu próprio sistema global de navegação por satélites, similar ao GPS norte-americano e ao GLONASSrusso; contará com 35 satélites: cinco geoestacionários e trinta em órbita média. Os chineses também participam do sistema de posicionamento global Galileo em parceria com a União Europeia.
O primeiro sistema BeiDou, oficialmente chamado (tradução) de Sistema Experimental de Navegação por Satélite BeiDou, ou conhecido como BeiDou-1, é composto por 3 satélites e tem cobertura e aplicações limitadas. Tem oferecido serviços de navegação, principalmente para clientes na China e de regiões vizinhas, desde 2000. A segunda geração do sistema, conhecido como Compass ou BeiDou-2, que será um sistema de navegação global por satélite consistindo de 35 satélites, está ainda em construção. Tornou-se operacional, com cobertura da China, em Dezembro de 2011, com 10 satélites. É planejado para oferecer serviços a clientes do leste asiático em 2012 e o sistema global deve ser concluído até 2020.

GPS

sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS (acrónimo do original inglês Global Positioning System, ou do português "geo-posicionamento por satélite") é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS. Encontram-se em funcionamento dois sistemas de navegação por satélite: o GPS americano e oGLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileoda União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando actualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação. O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação
Fonte: Wikipédia

Reações:

0 comentários: