7 de novembro de 2012

ELEFANTE BRANCO*

Cidade é construída para 1 milhão de pessoas na China e vira fiasco!





Entre os faraônicos projetos de futuro ainda incerto na China, talvez o mais espetacular seja Kangbashi, na Mongólia Interior, cidade criada do nada, para um milhão de pessoas, mas que acabou sendo um fiasco já que apenas 50 mil pessoas vivem no local, quase 10 anos depois do início de sua construção. Por isso, a imprensa local e de outros países apelidaram o local de 'cidade fantasma da China'.
Uma viagem para a extravagante Kangbashi revela uma cidade pós-moderna, com seu museu Guggenheim, uma espetacular estrutura de formas onduladas, seu auditório municipal com milhares de lugares, um palácio de convenções em forma de tenda gigante (a cultura mongol está muito presente na arquitetura da cidade) e uma praça do Governo que com toda segurança é maior que a Praça da Paz Celestial.

FONTE: http://noticias.br.msn.com/fotos/cidade-é-construída-para-1-milhão-de-pessoas-na-china-e-vira-fiasco#image=1

Significado da expressão 'Elefante branco'
 
Um elefante branco em pintura tailandesa do século XIX.

Elefante branco é uma expressão idiomática para uma posse valiosa da qual seu proprietário não pode se livrar e cujo custo (em especial o de manutenção) é desproporcional à sua utilidade ou valor. O termo é utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade.
Fonte: Wikipédia

Reações:

0 comentários: