3 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação


HOJE EM ITAITUBA OS CAMPOS SANTOS, COMO SÃO CHAMADOS OS CEMITÉRIOS, ESTIVERAM BASTANTE LOTADOS, PRINCIPALMENTE O DO KM-6, QUE RECEBEU UMA GRANDE AFLUÊNCIA DE PESSOAS.TANTOS DOS FAMILIARES/AMIGOS DOS 'DE CUJUS', COMO VENDEDORES E DIVERSOS MOTORISTAS. MESMO COM A CHUVA DO FINAL DA TARDE, QUE VEIO AMENIZAR O CALORÃO DE VERÃO, NÃO HOUVE DECLÍNIO DAS VISITAS, JÁ QUE MUITOS DEIXARAM PARA ÚLTIMA HORA, COMO ESTE BLOGUEIRO, PARA PRESTAR HOMENAGENS A SEUS ENTES QUERIDOS. MUITAS VELAS ACESAS E TÚMULOS FLORIDOS. A MOVIMENTAÇÃO FOI MUITO GRANDE. CARROS E MOTOS LOTARAM A FRENTE DO CEMITÉRIO.

IGREJA SE FAZ PRESENTE

VÁRIOS JOVENS DA IGREJA BATISTA DE ITAITUBA, POSTARAM-SE NA ENTRADA DO CEMITÉRIO DO KM-6, PELO INTERIOR, ENTOANDO CÂNTICOS RELIGIOSOS, PARA CONFORTO DOS VISITANTES.

SUJEIRA

A PREFEITURA FEZ SUA PARTE QUANTO À LIMPEZA DOS CEMITÉRIOS, MAS OS VISITANTES DEIXARAM MUITA SUJEIRA. UMA PENA, JÁ QUE A HOMENAGEM NÃO CONSISTE EM SOMENTE FAZER ORAÇÃO/REZAR, MAS EM MANTER LIMPA A ÁREA DO DESCANSO ETERNO.










Este não quis ter trabalho de tirar as flores da embalagem.

Bonita homenagem




Reações:

0 comentários: