12 de novembro de 2012

A ÉTICA E O JORNALISMO EM ITAITUBA

SER JORNALISTA EM QUALQUER LUGAR NÃO É TAREFA FÁCIL. QUE O DIGAM OS JORNALISTAS ARGENTINOS, IRANIANOS, LÍBIOS, CUBANOS E OUTROS, QUE ENFRENTAM UMA CENSURA INCONTROLÁVEL DOS 'DONOS' DO PODER. EM ITAITUBA NÃO. AQUI, BASTA TER UM FOLHETIM OU UM PERIÓDICO, A QUEM MUITOS CHAMAM DE JORNAL, PARA QUE SE INTITULE JORNALISTA.

UMA PUBLICAÇÃO, QUALQUER QUE SEJA, VOLTADA AO PÚBLICO, COM INFORMAÇÕES VARIADAS,  DEVE TER UM FOCO, UM OBJETIVO. A MARCA DE UMA BOA PUBLICAÇÃO É SUA INDEPENDÊNCIA, COISA DIFÍCIL DE SE VER EM ITAITUBA.

A IMENSA MAIORIA DA DITA IMPRENSA DE ITAITUBA NOS TRÊS NÍVEIS É LIGADA FINANCEIRAMENTE A UM POLÍTICO, PRINCIPALMENTE OS BLOG.

SE ESSE POLÍTICO TOMA CAFÉ DA MANHÃ; CHEGA EM ITAITUBA; FAZ REUNIÃO, LÁ ESTÃO OS ASPONES TIRANDO FOTOS E POSTANDO NA GLOBOSFERA, COMO SE ESSES ASSUNTOS FOSSEM RELEVANTES. SÃO RELEVANTES, SIM, PARA OS MUNDRUNGOS QUE PRETENDEM UM EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS QUE NÃO TÊM COMPETÊNCIA. A NÃO SER A DE BAJOULO.

COMO EXEMPLO DESSE 'JORNALISMO' COMPETENTE', NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO, FIZERAM COBRANÇAS SOBRE OS BURACOS QUE SE FORMARAM NA CONFLUÊNCIA DA AV. NOVA DE SANTANA COM A TREZE DE MAIO. MAS, APÓS O CONSERTO DAQUELA ARTÉRIA, O MESMO QUE FEZ A COBRANÇA, NÃO NOTICIOU O C0NSERTO. É INADMISSÍVIL ESSE COMPORTAMENTO PARA UMA IMPRENSA SÉRIA E COMPETENTE.

PARA ESSES 'JORNALISTAS', QUE NÃO SABEM NEM ESCREVER E QUE NÃO TÊM CONHECIMENTO MÍNIMO DA LÍNGUA VERNÁCULA, A BANDEIRA DA ÉTICA SÓ É DESFRALDADA QUANDO LHES CONVÊM. A ÉTICA DEVE SER APLICADA PARA TERCEIROS. ESTAMOS VOLTANDO À DITADURA? 

A ÉTICA DESSES 'JORNALISTAS' É IGUAL A DOS BANDIDOS DENTRO DE PRESÍDIO. 

FINALIZANDO, COMO PODE UM JORNALISTA SE DIZER COMPETENTE, ISENTO, TRANSPARENTE SE VIVE A SOLDO DE UM POLÍTICO OU GRUPO POLÍTICO?
COMO PODE UM JORNALISTA SÉRIO TRABALHAR DENTRO DA PREFEITURA?
COMO PODE UM JORNALISTA SÉRIO ASSINAR MATÉRIA DE TERCEIROS, COMO SE FOSSE SUA? 

Reações:

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Norton pelo seu comentário já estava hora de algum blog tratar sobre esse assunto. durante o período eleitoral quase todos os dias se noticiava coisas sobre a administração municipal, só que depois que se soube o resultado das urnas, os mesmos blogs se calaram,como se os mesmos problemas tivesse sidos solucionados. Só faltou você dar o nome aos boi,mas todo mundo sabe que são esses blogs que costumam encher a boca para falar em ética, sem ao menos saber o que isso significa, não só a ética no jornalismo mais sim em qualquer setor que atuem.

Anônimo disse...

ELIENE!!!! AGORA O NORTON É O AMARAL DELES!!

Anônimo disse...

COMPARAR O NORTOM COM O AMARAL, É INADMICIVEL. O NORTOM TEM RAZÃO E ESPERO QUE ELE NÃO SEJA IGUAL AOS OUTROS BLOGS, QUE SÓ FAZEM CRITICAR SEM APRESENTAR PROPOSTAS DE SOLUÇÃO. O PAPEL DA IMPRENSA É ESTE. PARABENS NORTOM. É SEU BLOG E DO JOTA PARENTE QUE MERECEM CREDIBILIDADE E SÓ

Anônimo disse...

OS BLOGS DO GILSON VASCONCELOS, DO NEMIAS CORDEIROS (O PIOR DE TODOS), DO AMARAL, O ITAITUBENSE, SÃO TODOS VOLTADOS PARA A ELIENE E ASSIM GANHAR UM EMPREGO NA PREFEITURA. ESTES BLOG NÃO PUBLICAM OS COMENTÁRIOS CONTRA A CHEFE DELES.ISTO SIM QUE É IMPRENSA COMPETENTE, TRANSPARENTE E LIVRE. HEHEHEHEHEHEHEHE

Emerson Almeida disse...

Bom, para ser educador e tantas outras profissões vc deve no minimo ter a graduação superior na área que aumeja exercer. Mas em Itaituba, para ser "Jornalista", basta falar mal dos outros e escrever um monte de bobagem que vc é o Kara. Faça valer a pena, seja profissional e ético - "Isso se alguns sabem no minimo o que é Ética". Mas, ressalto o compromisso de poucos Blogs como o do Norton sobre a informação e a credibilidade das informações ora postado que valem a pena o teor de seus escritos ou transcritos jornalisticos.

Anônimo disse...

Navegando por outros blogs é que eu entendi essa postagem e vc tem inteira razão, cabendo muito bem essa postagem ao blog do Amaral, um cara que foi acusado de pedofilia, e que quer posar de ético e moralista. Para os blogs elienetes, quem não participa do grupo dos puxa-sacos, não é jornalista. Agora, eles estão como medo, dizendo inclusive que vc é o amaral do valmir, por que eles é que serão, a partir de 01 de janeiro, os telhados de vidros, serão eles, que agora serão chamados de puxa-sacos e outras coisas. É aguardar para ver como os puxas-sacos irão comportar-se.

luís carlos