20 de outubro de 2012

UFOPA CRIA SISTEMA ACADÊMICO VIRTUAL


Alunos e professores da UFOPA ganham Sistema Acadêmico virtual

Cerimônia será realizada no dia 22 de outubro de 2012, às 14h, no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém/PA


Campus da UFOPA, no bairro do Salé
A direção do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFOPA convida a comunidade universitária a participar do lançamento oficial do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA– Módulo Graduação. A cerimônia será realizada no dia 22 de outubro de 2012, às 14h, no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém/PA.
O novo sistema tem como objetivo auxiliar estudantes, professores e técnicos nas diversas atividades relacionadas à graduação, dando mais agilidade à rotina da universidade através da realização dos principais procedimentos online. O Módulo Graduação do SIGAA será composto por três portais:
- Portal Docente, através do qual o professor poderá visualizar as turmas às quais está vinculado e realizar operações como lançamento de frequência e de notas, diário de turma, exibição de grade de horários e gerenciamento de planos de curso;
- Portal Discente, que permitirá ao aluno realizar matrículas, acompanhar suas notas, emitir certificados e acessar material digital disponibilizado pelos professores;
- e Portal Coordenação de Graduação, por meio do qual o coordenador do programa terá acesso a operações, como solicitação de matrículas e ofertas de turmas.
Sobre o Sistema:
O SIGAA/UFOPA terá, futuramente, outros módulos: Pós-graduação (stricto e latu sensu);Submissão e Controle de Projetos e Bolsistas de PesquisaSubmissão e Controle de Ações de ExtensãoSubmissão e Controle de Projetos de Ensino (monitoria e inovações); Registro e Relatórios de Produção Acadêmica dos Docentes e Atividades de Ensino a Distância; além de um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.
Como acessar:
Os usuários poderão acessar o SIGAA através do endereço www.sigaa.ufopa.edu.br ou através do Portal da UFOPA, clicando no banner rotativo do sistema, localizado na parte superior da página inicial.
Treinamento:
Professores e técnicos das unidades acadêmicas da universidade passarão por treinamento com a equipe responsável pela implantação do SIGAA para compreender os recursos oferecidos pelo sistema. O calendário ainda será definido.

Inscrições no Processo Seletivo Indígena da UFOPA de 2013 se encerram dia 22

Termina no dia 22 de outubro de 2012 o prazo para inscrições no Processo Seletivo Especial (PSE) Indígena 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Ao todo, 65 vagas estarão disponíveis para o processo, que institui seleção diferenciada destinada a candidatos indígenas, para entrada no primeiro semestre de 2013.
Até o momento, a coordenação do processo seletivo registrou cerca de 200 candidatos inscritos. No entanto, a comissão organizadora alerta que alguns candidatos ainda não entregaram a documentação exigida. “Um número considerável de candidatos ainda não efetivou a inscrição, pois não entregou a documentação”, adverte Myriam Barboza, coordenadora do PSE Indígena 2013. “Muitos deixam para o último dia, o que pode acarretar fila de espera”, ressalta.
Inscrições
Para efetuar a inscrição no PSE Indígena 2013, o candidato deve seguir o passo a passo: acessar o Portal da UFOPA; fazer cadastro para fornecimento de senha e, em seguida, preencher os dados da inscrição. Após isso, o candidato indígena deve apresentar os documentos exigidos no edital para a homologação da inscrição, conforme publicado no edital. Entre os 10 documentos solicitados, estão: declaração de pertencimento emitida e assinada por autoridade indígena devidamente identificada (presidente de associação ou liderança política, conforme as formas tradicionais de representação social e/ou política) e declaração de apoio da comunidade indígena ao candidato.
Fases
O processo seletivo indígena da UFOPA será realizado em duas fases, sendo a primeira constituída de prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda fase, constituída de entrevista realizada por banca de antropólogos da universidade. O resultado final do processo seletivo especial está previsto para ser divulgado no dia 14 de dezembro de 2012.
Para mais informações, acesse a página do PSE Indígena:www.ufopa.edu.br/academico/processo-seletivo-especial/processo-seletivo-especial
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Reações:

0 comentários: