30 de outubro de 2012

A PARTILHA


ESSAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES DEMONSTRARAM, MAIS UMA VEZ, QUE ELEIÇÕES MUNICIPAIS SÃO ELEIÇÕES COM ASPECTOS TOTALMENTE LOCAIS, ONDE  INTERFERÊNCIAS EXTERNAS NÃO SÃO BEM VINDAS.  E ITAITUBA TAMBÉM FAZ PARTE DESSE UNIVERSO DE TENDÊNCIA ELEITORAL, SENDO QUE AQUI O FATOR MAIS IMPORTANTE EM UMA ELEIÇÃO, É O ECONÔMICO. LÓGICO QUE HÁ CONTRIBUIÇÃO DE OUTROS FATORES.
Foto do blog de Manuel Dutra

QUEM INAUGUROU ESSE FATOR ECONÔMICO FOI O FINADO WIRLAND FREIRE, QUE FOI PREFEITO DUAS VEZES, MUITO MAIS EM VIRTUDE DE SEU PODERIO ECONÔMICO, GOVERNANDO A SEU BEL-PRAZER. NOMEANDO E INDICANDO ASSESSORES. MAS QUANDO TENTOU ELEGER DJALMA FREIRE, MESMO COM SUA FORÇA ECONÔMICA, PREVALECERAM OUTROS FATORES, VINDO A SE ELEGER O DR. BOTELHO.

ROSELITO, ASSIM COMO AS GRANDES EMPRESAS SONDAM O MERCADO ANTES DE INSTALAREM UMA FILIAL, SONDOU O MERCADO ELEITORAL DE ITAITUBA, PARA DEPOIS INVESTIR DINHEIRO PRÓPRIO. O QUE O LEVOU A GANHAR A ELEIÇÃO EM 2002.

COM A APLICAÇÃO DE  RECURSOS PRÓPRIOS, ROSELITO CERCOU-SE DA EQUIPE DA OUROMINAS PARA ADMINISTRAR ITAITUBA, MAS COM BASTANTE CENTRALIZAÇÃO DOS PODERES.

NAS CAMPANHAS DE VALMIR CLIMACO, TAMBÉM PREVALECERAM A APLICAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS,  O QUE O LEVA A TER AUTONOMIA NA ESCOLHA DE SEU SECRETARIADO. COMO CORREU COM WIRLAND E ROSELITO.

MAS COM A CANDIDATA ELEITA À PREFEITURA DE ITAITUBA, ELIENE NUNES, OCORRE O OPOSTO. ELA FOI CAPITALIZADA POR VÁRIOS EMPRESÁRIOS DE ITAITUBA. DENTRE ELES PAULO GILSON (COMERCIAL MIX ALFA), POSTULANTE A SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO; ALTAIR LEMOS (TATÁ-FRIVATA), COM PERSPECTIVA DE ASSUMIR A SECRETARIA DE AGRICULTURA; FAMÍLIA D’ALMEIDA, GRANDES EMPRESÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, QUE PRETENDEM ASSUMIR A SEMINFRA, ALÉM DE OUTRA SECRETARIA;  DIRCEU FREDERICO SOBRINHO (D’GOLD), QUE TEM PRETENSÕES À SEMMAP (MAS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE VÃO IMPEDIR ESSA ‘DOAÇÃO’) ;  DR. HORALICE (HOSPITAL SANTO ANTÔNIO), QUE FALA PARA TODOS OUVIRAM QUE A SECRETARIA DE SAÚDE É DELA;  FLÁVIO DA RECICLONE, QUE PRETENDE SER CHEFE DA DICOM, MAS QUE PODE SER ABATIDO POR ADALTO DO PRADO (SAPATARIA FORTINA).

NO SETOR DE TRIBUTOS, ROSELITO JÁ SE MANIFESTOU FAVORALMENTE AO NETO E, À SANDRA APARECIDA, PARA A TESOURARIA; PARA A EDUCAÇÃO, VAI OCORRER UMA CARNIFINA, COM VÁRIOS PRETENDENTES, MAS COM FORTES CHANCES DE SER SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, O SR. GILBERTO LUIZ DOS SANTOS,  QUE VEM A SER O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO EM NOVO PROGRESSO.

A INDICAÇÃO DO SECRETÁRIO DE NOVO PROGRESSO, QUE A PARTIR DE JANEIRO/2013 ESTARÁ DESEMPREGADO, PARA SECRETARIAR A EDUCAÇÃO EM ITAITUBA, É POR AGRADECIMENTO ÀQUELE, POR BANCAR A ELIENE NUNES NESSES DOIS ANOS EM QUE A FUTURA PREFEITA ESTEVE AUSENTE DO SERVIÇO PÚBLICO E, O MAIS GRAVE, CONFORME RELATO DE PESSOAS PRÓXIMAS AO SR. GILBERTO, PARA FAZER UMA MUDANÇA NA SEMED, QUE HÁ MUITO TEMPO VEM CARECENDO DE BONS GESTORES, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE PROJETOS. E QUE ESTA INDICAÇÃO É PARA FAZER MUDANÇAS GERAIS NA SEMED, ONDE TEM MUITOS SERVIDORES SEM A MÍNIMA CAPACIDADE GERENCIAL, CONFORME O MESMO RELATOR.

ASSIM, É AGUARDAR PARA VER A FORMAÇÃO DO SECRETARIADO DA FUTURA PREFEITA, PARA DEPOIS SE ANALISAR QUAIS MEMBROS DA MARIONETE ESTARÃO COMPROMETIDOS, BEM COMO A SITUAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS ACIMA CITADOS. OU SEJA, O QUE É MAIS FAVORÁVEL: SER FORNECEDOR OU SERVIDOR?

Reações:

7 comentários:

Anônimo disse...

Mamar todos mamam...nunca foi e nunca será diferente. É óbvio que a Eliene vai beneficiar quem bancou a campanha dela, assim como valmir benficiou quem bancou a dele...que o diga Suíra, Joelson, Iraldo, Luiz, Peninha, Hilton, Shiguero, fora outros laranjas! Só mudam as pessoas mas o círculo vicioso permanece!

Anônimo disse...

parabéns nortom pela boa postagem. É verdade que o anonimo acima fala e por isso ela não pode dizer que não vai ser marionete.ela vai ser é muito pior. Os empresários vão querer de volta o dinheiro investido e nós é que vamos pagar essa fatura. por favor publica esse comentário.

Anônimo disse...

AMIGO VC JÁ PAGOU AS DÍVIDAS DO VALMIR MAIS UMA SÓ KKKKK

Anônimo disse...

E PARA SECRETÁRIO DA SECRETARIA DA JUVENTUDE VCS SABEM QUEM VAI ASSUMIR? A ELIENE QUERIA O PATRIC, MAIS O JONILSON BATEU PÉ (NA VERDADE BATEU PENAS) E ELE QUER ASSUMIR.

Anônimo disse...

Nunca se viu tantos PROJETOS na educação de Itaituba como nos últimos dois anos... que vão desde cursos para educadores e especialização para coordenadore pedagógicos, instalação de laboratórios que haviam encaixotados, construção, reforma e ampliação de escolas, mais educação, segundo tempo, mobiliário escolar, 14 quadras cobertas, 6 creches Proinfancia, 5 onibus e 5 lanchas para transporte escolar, programas de correção de fluxo, saúde na escola, etc... são apenas alguns exemplos que tornam infundada a argumentação do então secretário de Novo Progresso, uma vez que por lá não existe tantos projetos assim na área da educação...

Professor

Anônimo disse...

Aí que eu quero ver se político depois que se elege passa a ser apartidário. Se fossem assim, assumiriam os cargos só pessoas competentes. Cada profissional dentro de sua área.

Anônimo disse...

Nortom, esquece que para Chefe de Gabinete é o Jonilson ou o João Paxiuba (pela cota do Dudimar). Como Tesoureiro é o Erisvan (pastor) e como Secretária de Educação é a IZAUDA. Quanto aos mencionados acima, um anônimo já falou tudo. Se os empresários não assumirem o que é deles de direito, quem vai é assumir é algum funcionário/amigo deste empresário.